Localizado próximo à cidade de Acari, este geossítio compreende a área do entorno do Açude Gargalheiras, quarto maior reservatório do Rio Grande do Norte e construído na década de 1950 com o aproveitamento das características geomorfológicas das serras das Cruzes e do Pai Pedro, principalmente.
Geologicamente, são encontrados no local granitos inequigranulares e equigranulares de granulometria média. São compostos, essencialmente, por K-feldspato, quartzo, plagioclásio, além de micas (biotita e muscovita), apatita, zircão, titanita, allanita e minerais opacos. São corpos relacionados às Suítes Intrusivas Itaporanga e Dona Inês, no Batólito de Acari, datados em 572 Ma.
O relevo das serras, cortado pelo Rio Acauã, forma o gargalo (Gargalheiras) que foi aproveitado no barramento das águas fluviais para o abastecimento da região neste que é o principal açude da região Seridó potiguar. Ainda hoje existe uma comunidade remanescente da época da construção da barragem, quando foi construída uma pequena vila para os trabalhadores. Recentemente, o local foi utilizado nas filmagens do filme “Bacurau”.
Os interesses principais do geossítio são o geomorfológico, o hidrológico e o petrológico. Pode-se elencar um valor nacional para o local. Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Acari