A primavera começa na tarde desta quarta-feira (22), mais precisamente às 16h21. A previsão para o Rio Grande do Norte durante os próximos três meses é de pouca chuva. A estimativa foi confirmada pelo meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn). De acordo com o profissional, as condições para este ano são semelhantes ao que foi registrado em 2020.
“Essa estação é caracterizada por pouca chuva no litoral e no interior também. Setembro, outubro e novembro são os meses mais secos do ano, tanto no litoral quanto no interior, e a tendência é que a gente tenha essa condição de poucas chuvas. Não há muitas alterações significativas na questão do clima nessa época do ano. Só a questão da diminuição de chuvas”, explicou.
Ainda sobre as chuvas, Bristot que chuvas isoladas podem ser registradas na capital potiguar e cidades vizinhas, mais próximas ao mar. A explicação passa pelo fenômeno La Ninã. Ele falou ainda sobre a intensidade dos ventos durante o período.
“O que se destaca mais é o vento, com ventos mais fortes que o normal por causa do oceano pacífico mais frio que o normal. Estamos com o La Ninã mais fraco, podendo durar os próximos seis meses, inclusive podendo influenciar nas chuvas de 2022. Claro que, se tivermos algum sistema de escala global que possa trazer instabilidade, poderão acontecer chuvas fracas e isoladas, especialmente no litoral, que sofre influência da brisa durante as madrugadas, com a diferença da pressão oceânica e do continente”, explanou.
Segundo o meteorologista, na área litorânea, onde está Natal, as temperaturas máximas deverão ficar em torno dos 31ºC. Já em áreas no interior, como Mossoró, Pau dos Ferros e na região Seridó, os termômetros podem alcançar os 37ºC, principalmente no início da tarde. Por outro lado, o interior potiguar deve ter temperaturas amenas na madrugada.
“O interior do estado tem clima semelhante ao de deserto. Noite mais frias, pois não há formação de nuvens e a superfície perde calor, diminuindo a temperatura. Mas durante o dia as temperaturas se elevam bastante”, esclareceu.
A primavera seguirá até o dia 21 de dezembro, quando será iniciado o verão no hemisfério sul.