Pesquisador da UFRN discute modelagem matemática da covid-19

Nesta quarta-feira, 12, o astrônomo José-Dias do Nascimento, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE/UFRN), apresenta a palestra: O socorro do vidente: Modelagem da pandemia covid-19 com SEIR determinista, distanciamento social, estratificação em idade com Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC). A atividade do Programa de Pós-graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será transmitida pelo Google Meet, a partir das 16h.

Na mesma linha, o professor José-Dias apresenta palestra sobre Modelagem matemática com inferência bayesiana e Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC), que são também usados em Astrofísica. Esse tema será discutido no Encontro Nacional de Modelagem Matemática da covid-19 (ENMM-Covid19), que acontece de 24 a 28 de maio, de forma on-line.

Nesta iniciativa, organizada por diversas universidades brasileiras, os pesquisadores compartilham avanços, discussões e esforços na busca de respostas às várias questões científicas relacionadas com a dinâmica da pandemia.

Esses debates acontecem diante da grave crise sanitária causada pela pandemia da covid-19 e dos enormes desafios científicos dela decorrentes. Em busca de soluções, a comunidade científica tem se organizado em eventos para discussão dos modelos físicos, matemáticos e fenomenológicos, como esses e outros eventos que têm oferecido enorme contribuição à saúde e à opinião pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *