Pesquisa: 90% dos brasileiros já foram contaminados com herpes

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e corroborados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de 90% da população brasileira adulta já foi contaminada com vírus do herpes, mesmo que não tenha apresentado sintomas. O assunto ganhou espaço nas redes sociais após um participante do Big Brother Brasil, com feridas na boca, beijar outra componente do programa. A dúvida, em seguida, era se o problema é contagioso. 

 

”É uma doença infecciosa causada por um vírus que é dividido em vários tipos. Todos possuem alta taxa de infecciosidade e não têm cura. A transmissão acontece por meio de vias orais, como o beijo ou o contato com superfícies contaminada”, explica a infectologista do Sistema Hapvida, Dra. Silvia Fonseca. Nesse sentido, a recomendação dos especialistas é de evitar aproximação com as áreas lesionadas, utilizar preservativos para prevenir os casos na região genital e não compartilhar objetos pessoais. 

Segundo a especialista, quando manifestada, a enfermidade pode acarretar a formação de bolhas ao redor da boca ou nas regiões íntimas. Elas podem ser dolorosas e se desenvolverem para feridas que cicatrizam, sozinhas, dentro de uma semana. ”Em pessoas com baixa imunidade, a condição pode se agravar. Estresse, baixa imunidade, exposição intensa à luz solar e outras infecções podem ativar o vírus, fazendo o paciente ter outras  complicações”, ressalta Dra. Silvia Fonseca.

Por outro lado, existe tratamento. A profissional da saúde enfatiza que é importante avaliar com alguém especializado e evitar a automedicação para não ter reincidências. O uso de pomadas, por exemplo, e outros tratamentos devem ser sempre acompanhados pelo médico. O cuidado deve se estender também aos sintomas recorrentes de vesículas e dor no local afetado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *