O comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel Alarico, garantiu que a corporação está atuando em todos os lugares do estado no combate aos ataques, que foram iniciados no último dia 14. Segundo ele, não há quem impeça a atuação da PM em quaisquer áreas.
“Estamos com as unidades de operações especiais fazendo incursões em locais que dizem ser locais de reduto de facções. Não existe domínio de alguém que diga que a Polícia Militar não entra, que o estado não entra. Estamos circulando em todo o estado, em qualquer cidade, em qualquer bairro. Estamos fazendo o esforço necessário e os números estão mostrando”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN), em boletim mais recente, 292 ataques – entre consumados e tentados – foram registrados no RN. As informações apontam uma redução dia a dia dos casos, com exceção do domingo (19) para a segunda-feira (20), quando foram sete e oito ocorrências, respectivamente. “Nosso efetivo da PM está trabalhando nos locais onde há previsibilidade de ataques, de ações criminosas”, comentou.
Até às 9h da manhã desta terça-feira (21), a Sesed havia registrado 144 prisões, sendo seis adolescentes, 14 foragidos da Justiça recapturados, um tornozelado preso com arma de fogo, um tornozelado com galão de gasolina e um tornozelado com grande quantidade de drogas.
“Nosso efetivo está com aumento de 50% em todo o RN. Em todas as cidades do Rio Grande do Norte, nós estamos com o efetivo normal de serviço e outro tanto que, somado, dá 50% do efetivo. Essas prisões são realizadas, na sua grande maioria, pela PM e as demais em operações conjuntas”, acrescentou.
Além das prisões, as forças de segurança ainda apreenderam 41 armas de fogo, cinco simulacros de arma de fogo, 139 artefatos explosivos, 29 galões de combustíveis, 14 motos, dois carros, dinheiro, drogas e munições. “Esse material seria utilizado em vários ataques e mais vítimas”, completou.