O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) publicou novos editais para ingresso de empresas em seu ecossistema. São oferecidas oportunidades para incubação, pré-incubação e credenciamento residente, programas destinados a empreendedores em Tecnologia da Informação (TI) que desejam receber suporte para desenvolvimento de seus negócios.
O processo de seleção é regido pelos editais nº 001/2023 (incubação) e nº 002/2023 (credenciamento residente). As inscrições ficarão abertas a partir do dia 31 de julho, e permanecerão disponíveis, a princípio, até o período de um ano. Esse prazo se encerra após a confirmação do pagamento da primeira inscrição, momento em que marca a contagem de 15 dias para que outras empresas se candidatem ao programa.
O número de vagas é definido conforme a disponibilidade do Metrópole Parque. Para essa seleção, são oferecidas duas oportunidades de incubação. Na modalidade residente, quando a empresa é sediada no espaço físico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e não-residente, quando atua remotamente.
O programa de incubação é destinado a negócios com produto ou serviço em fase de comercialização no mercado e tem duração de até 36 meses, prorrogáveis por até um ano. Já a modalidade de pré-incubação é dirigida a empresas ainda não formalizadas, mas que têm um protótipo funcional com potencial de se tornar um negócio de TI e comunicação. Para essa, o prazo é de um ano, prorrogável por até seis meses.
O programa de credenciamento residente apoia negócios que possuam um projeto de inovação baseado em TI e comunicação, e tem duração de 18 meses, prorrogáveis por mais seis.
Uma vez selecionadas, as empresas podem receber, conforme a modalidade escolhida, benefícios como salas individuais, de coworking e de reunião, bem como assessorias especializadas, capacitações para empreendedores, serviços de comunicação etc. As empresas também terão acesso a toda a infraestrutura do Metrópole Parque, incluindo Data Center por valores diferenciados.
Sobre o Parque
Criado há quase sete anos, o Metrópole Parque é hoje o maior polo de TI do Rio Grande do Norte, reunindo 100 empresas de TI que, juntas, oferecem mais de 2,5 mil empregos. Quando credenciadas, as empresas do Metrópole recebem diferentes benefícios. Entre eles, no campo infraestrutural e formativo, como consultorias e suporte técnico; e, no âmbito estratégico, com a promoção de parcerias entre instituições. O Metrópole Parque ainda oferece uma série de incentivos fiscais a credenciados, como redução de ISSQN e IPTU. Mais informações estão disponíveis no site.