Petrobras reduz percentual de dividendos para acionistas da estatal

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a redução dos dividendos, que serão distribuídos aos acionistas da companhia, de 60 para 45%. Esse cálculo será feito em cima do fluxo de caixa livre da empresa, ou seja, o valor que sobra dos recursos obtidos com as operações após o desconto dos investimentos. O pagamento continuará sendo feito a cada trimestre.  

A possibilidade de mudança já tinha sido anunciada em março, quando o Conselho determinou que a diretoria aprimorasse a política de remuneração. O objetivo é abrir espaço para que a Petrobras invista mais e cumpra seu planejamento estratégico.

Na nota, divulgada na noite dessa sexta-feira, a companhia afirmou que a nova política mantém a previsibilidade do fluxo de pagamentos ao mesmo tempo em que garante a perenidade e a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos, sem comprometer a capacidade de crescimento.

Na mesma reunião, os conselheiros da empresa também aprovaram que entre 6 e 15% dos investimentos, nos próximos 5 anos, serão em iniciativas de baixa emissão de carbono.

No ano passado, a Petrobras alcançou lucro recorde de mais de R$ 188 bilhões, mas distribuiu mais de R$ 200 bilhões em dividendos, graças à antiga política, criticada pela atual gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *