Durante os primeiros dois meses de 2023, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizou fiscalizações em diversas cidades do estado, com o objetivo de verificar o funcionamento correto de equipamentos de medição. As equipes de fiscalização verificaram 2.563 mil instrumentos, como bombas de combustíveis, balanças comerciais, taxímetros, esfigmomanômetros (aparelho utilizado para verificar pressão arterial) e medidores de velocidade, entre outros.
De acordo com o Portal da TV Tropical, os resultados indicaram que cerca de 2% dos equipamentos apresentaram algum problema de funcionamento. Quando o mau funcionamento dos instrumentos pode prejudicar os consumidores, eles são retirados de uso e o estabelecimento comercial é autuado, podendo sofrer multas. As verificações são realizadas anualmente em cada um desses equipamentos, com o objetivo de evitar prejuízos tanto para os consumidores como para os comerciantes.
O Setor de Qualidade do IPEM/RN é responsável pela fiscalização de diversos itens que possuem certificação obrigatória pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), incluindo materiais escolares, brinquedos, luminárias, materiais e equipamentos elétricos, eletrodomésticos, produtos têxteis, cadeiras plásticas monoblocos, panelas metálicas, escadas metálicas de uso doméstico, entre outros. Durante os dois primeiros meses de 2023, foram verificados 26.149 itens pelo Setor de Qualidade, e não foram encontradas irregularidades.