IIF seleciona para projeto de divulgação científica

O Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN) informa que estão abertas até seis vagas para alunos da graduação, de todas as áreas do conhecimento, no projeto de extensão Um Olhar Crítico Sobre Canais de Divulgação Científica no YouTube. A coordenação é dos professores Rodrigo Pereira, Fernando Wellysson e Klaus Capelle.

O projeto visa expor estudantes de qualquer área do conhecimento ao universo da divulgação científica na internet e aos desafios específicos dessa forma de comunicação. Inicialmente, serão realizados breves debates para introduzir os conceitos básicos da divulgação científica, da diferença entre ciência e pseudociência e do método científico. Em seguida, os conteúdos se aplicam a uma exploração de vários canais do YouTube, analisando o respectivo público-alvo, a abordagem pedagógica, a escolha de tópicos e a linguagem visual de cada canal.

Os alunos podem fazer suas próprias sugestões de canais para a análise, além daqueles selecionados pelos docentes. Há reuniões presenciais interativas nas quais os estudantes realizam atividades conjuntas e debatem, entre si e com os docentes, as características de cada canal em estudo. Ao final, cada discente escreve um curto relatório, apresentando os canais de divulgação científica estudados e as principais conclusões obtidas. A primeira reunião deve acontecer na semana do dia 4 de setembro, em dia e horário a serem definidos de acordo com a disponibilidade dos selecionados.

Interessados devem enviar, até 30 de agosto, às 14h, um e-mail aos endereços klaus.capelle@ufrn.br e fernando.sobreira.036@ufrn.edu.br com as seguintes informações: nome completo; graduação na qual está matriculado; ano ou semestre de estudos; período (manhã, tarde, noite); texto de uma a três frases explicando o porquê gostaria de participar do projeto; caso tenha alguma experiência prévia com divulgação científica no YouTube, relatar isso em uma a três frases.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *