A procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento de Natal está acima da média, com a maioria dos pacientes apresentando sintomas de viroses. Com a greve dos servidores municipais da saúde, iniciada na segunda-feira (24), o tempo de espera tem sido ainda maior nesta terça-feira (25).
Na UPA da Cidade da Esperança, na Zona Leste da capital, as pessoas que buscaram atendimento relataram filas de espera de pelo menos duas horas, com a sala de espera lotada. Um acompanhante de um paciente internado na unidade de saúde relatou a demora no atendimento e a lotação da sala de espera. “A sala de espera está lotada. É desumano, posso nem dizer que é péssimo porque o médico não tem culpa. É má administração. Tá na hora de reagir”, disse o homem.
Na UPA de Cidade Satélite, os pacientes eram informados de que teriam que esperar de quatro a seis horas para receber atendimento médico.
“Até às 8h30 o atendimento estava tranquilo, depois desse horário, avisaram que o quadro de funcionários estava bem reduzido e que o atendimento ia demorara de 4 a 6 horas. Nós chegamos às 6h e estamos saindo agora, depois de meio dia”, disse uma das pacientes. A equipe da TV Tropical procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o assunto, mas não obteve resposta.