A Semana Estadual do Meio Ambiente (SEMA-2023), que ocorrerá de 01 a 07 de junho, trabalha este ano a temática do combate à poluição do plástico, em consonância com a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como slogan “O Meio Ambiente Não é de Plástico”. Durante uma semana, o Governo do Estado promoverá diversas ações cujo propósito é gerar reflexão e debates que reforçam a importância do trabalho em conjunto para que as metas da Agenda 2030 da ONU sejam alcançadas.
Como forma de gerar expectativa para o evento, as assessorias de comunicação das secretarias e órgão estaduais, que integram o Grupo de Trabalho da Comunicação da SEMA, estão desenvolvendo uma série que terá como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. As publicações visam a veiculação de matérias produzidas em modo colaborativo, voltadas às ações de Governo do Estado do Rio Grande do Norte que buscam atender de forma direta e indireta os ODS propostos pela ONU.
A partir desta segunda-feira (15), até o dia 31 de maio, o material será disparado para imprensa e publicado nas redes sociais, fazendo uma contagem regressiva para o início da SEMA 2023. A série evidenciará que o Rio Grande do Norte cuida do meio ambiente e promove o desenvolvimento sustentável.
CAMPANHA – Paralelamente, a campanha “Este Plástico Eu Repasso” arrecadará resíduos até o dia 22 de maio. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), realiza a campanha de arrecadação de resíduos #EstePlásticoEuRepasso. A sede do órgão ambiental e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) são pontos de coleta. A campanha arrecada os seguintes resíduos: CDs; garrafas pet de diversos tamanhos, na cor azul ou transparente, e embalagens de produtos de limpeza, em especial de amaciante e sabão líquido de roupas, também na cor azul.