O Catar queria transformar a abertura da Copa em espetáculo. Prometeu show olímpico e teve até mesmo horários e data de estreia modificados para atender aos ensejos de país anfitrião.
No estádio Al Bayt, neste domingo, a cerimônia durou 30 minutos e contou com projeções, show pirotécnico, e as participações de Morgan Freeman e do influencer catari Ghanim Al Muftah.
Após a contagem regressiva, exibiu-se um vídeo com imagens do Catar e de um tubarão baleia, “nadando” em direção ao estádio, sob a inconfundível narração de Morgan Freeman.
– Dessa terra ouvimos um chamado para o mundo, para reconectar, para retornar apenas por um momento para o que nos agrupa, para o que nos junta nessa jornada do leste para o oeste. Nós nos movemos juntos buscando um objetivo – diz na narração.
Sob as luzes apagadas no estádio, três camelos estiveram ao centro do campo, assim como mulheres cataris, viajantes e tratadores. Morgan Freeman, antes apenas na narração em áudio, apareceu no centro do campo ao lado do influencer catari Ghanim Al Muftah, que tem síndrome de regressão caudal.
G1