A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2023 tem início nesta segunda-feira (1º) e segue até 31 de maio.
A estimativa do ministério da Agricultura e Pecuária é que cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades sejam vacinados.
A primeira etapa de vacinação ocorrerá em 14 estados brasileiros: Alagoas, parte do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo, conforme o calendário nacional de vacinação.
Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal que não precisarão mais vacinar os rebanhos. As sete unidades da federação estão em plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa que prevê a ampliação de zonas livres da doença. O grupo representa a cerca de 48% do rebanho total do país.
O ministério da Agricultura e Pecuária destaca, que neste momento, não haverá restrição na movimentação de animais e de produtos entre esses estados e as demais unidades da federação que ainda praticam a vacinação contra a febre aftosa no país.