Está aberto o processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPgSacol), vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN). Podem se candidatar aqueles com diploma de conclusão de curso em qualquer área de graduação. A solicitação de inscrição e o envio da documentação necessária devem ser realizados até o dia 15 de março pelo Sigaa.
O mestrado acadêmico em Saúde Coletiva da Facisa objetiva proporcionar uma reflexão crítica sobre este campo. Estuda também o processo de saúde-doença-atenção em diversos grupos e populações, englobando determinantes geográficos, históricos e sociais, e as maneiras como cada sociedade define suas demandas em saúde e se organiza para satisfazer suas necessidades nessa área. O PPgSacol apresenta duas linhas de pesquisa: Epidemiologia e condições de vida e saúde da população, e Trabalho, educação e a produção social no processo saúde-doença.
Para o processo seletivo são ofertadas 24 vagas. Desse total, 14 são destinadas à ampla concorrência, quatro são voltadas a pessoas pretas ou pardas, indígenas ou quilombolas (PPIQ), duas são reservadas a pessoas com deficiência (PcD), duas são para capacitação de servidores efetivos ativos do quadro permanente da 5ª Unidade Regional da Saúde Pública, e duas atendem à capacitação interna de servidores da UFRN.
A seleção é composta por cinco etapas. A primeira é a homologação das inscrições solicitadas. A segunda consiste em uma prova de conhecimentos específicos, realizada presencialmente na unidade acadêmica, em Santa Cruz. A terceira é a arguição online dos candidatos. A quarta está relacionada à análise do currículo. Já a quinta é o processo de heteroidentificação para pessoas negras, pretas e pardas.
O resultado final será publicado no dia 1° de julho, no site do PPgSacol, e as aulas têm início em agosto. Mais informações estão presentes no edital. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a coordenação do Programa pelo e-mail ppgsacol.facisa@gmail.com.