Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem aceita inscrições até 15 de maio

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas para a especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA) até 15 de maio. São ofertadas 110 vagas, sendo 80 para ampla concorrência, 20 para ações afirmativas, de inclusão e acessibilidade e 10 destinadas para o programa de capacitação interna de servidores efetivos do quadro da UFRN. As inscrições são realizadas pelo Sigaa, sendo cobrada uma taxa de R$50.

A especialização tem aulas assíncronas e síncronas e visa disponibilizar novas experiências aos profissionais da educação. O objetivo é inovar a forma de exercer a docência, potencializando as metodologias ativas da aprendizagem e os recursos educativos digitais.

Esse modelo de ensino é baseado na Educação 4.0, que utiliza estratégias tecnológicas para fornecer uma base concreta para o ensino. Unindo a área de Tecnologia da Informação (TI) com a experiência do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD), a proposta analisa as competências e as habilidades dos discentes para trabalhar os casos durante as aulas.

O curso dura 18 meses e tem carga horária de 400 horas. Além do TCC, que deve ser feito ao final, a especialização é dividida em módulos e vai abordar: Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Híbrida e Móvel, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, Storytelling na Educação e Gamificação na Educação. O propósito é preparar os estudantes para atuarem de maneira proativa e colaborativa com o método abordado, enquanto o TCC precisa ter relatos de experiências práticas vivenciadas pelos próprios discentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *