Uma importante reunião na governadoria nesta terça-feira (17), tratou sobre a problemática do lixão de Caicó. A reunião foi provocada pela Prefeitura de Caicó, Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Ocidental, o deputado estadual Vivaldo Costa e a Câmara de Vereadores de Caicó.
O encontro contou com a participação da governadora Fátima Bezerra que assumiu o compromisso junto ao prefeito Dr. Tadeu de debelar o incêndio com a equipe do Corpo de Bombeiros. Além disso, foi pactuado que o Governo entregará ao consórcio os projetos do aterro sanitário para serem finalizados e que será pleiteado a FUNASA, mudança no Plano de Trabalho do Convênio, para ser executado por metas ou etapas.
A perspectiva é que o trabalho seja iniciado pelo Seridó, que já está com os projetos e licenças bastante adiantados. Até lá, o lixão deverá ser transferido provisoriamente para uma nova área, que será escolhida com o apoio técnico do Governo do Estado.
A reunião contou ainda com a participação do secretário de recursos hídricos João Maria Cavalcante, o presidente do consórcio de resíduos sólidos Sérginho ( prefeito de Serra Negra do Norte), o presidente da AMSO ( o prefeito de Acari, Fernando Bezerra), o presidente da AMS ( prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho), o secretário de planejamento de Caicó, Danilo Lopes, o presidente da Câmara de Vereadores de Caicó – Ivanildo do Hospital e o vereador Júlio Filho.
Os aterros sanitários são considerados como uma solução prática, relativamente barata de disposição final de resíduos urbanos e industriais, sobretudo, inclusive de resíduos que poderiam ser reciclados.