Ceres promove evento de integração de Pós-graduação em Geografia

Nos dias 26, 27 e 29 de fevereiro acontece a 1ª Semana de Integração do Programa de Pós-graduação em Geografia (Geoceres). Vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), o evento ocorre na unidade acadêmica, entre os turnos vespertino e noturno, e objetiva apresentar ao público participante os aspectos relacionados ao Programa, além de acolher os ingressantes de 2024. Para os interessados em participar, as inscrições são realizadas no Sigaa.

Além de ser destinado à comunidade interna do Ceres, a ação é voltada para discentes, egressos, professores da educação básica e profissionais com formação em áreas afins, que possuam interesse em conhecer o Programa e que busquem ingressar no Geoceres nas próximas seleções. O evento procura apresentar a abrangência regional e as principais temáticas de pesquisa do Programa, a fim de visibilizar sua contribuição para o desenvolvimento regional e sustentável do Seridó potiguar.

Com rodas de conversa, palestras e aula magna, durante a realização do evento haverá um debate acerca das tendências teórico-metodológicas da pesquisa em Geografia. É esperado aprofundar a discussão sobre a epistemologia, a teoria e a metodologia da pesquisa geográfica, em suas diferentes esferas. A programação completa do evento pode ser conferida na página do Instagram do Geoceres.

Sobre o Geoceres 

Coordenado por Leandro Cavalcante, professor na unidade acadêmica, o Geoceres iniciou suas atividades em 2019 e visa formar profissionais em nível de mestrado acadêmico na área de Geografia com competência para o desenvolvimento de estudos sobre a geografia do Semiárido. O Programa possui como área de concentração “Espaço e Paisagem no Semiárido nordestino”, contemplada com duas linhas de pesquisa: “Dinâmica Socioespacial no Semiárido” e “Estrutura e Dinâmica de Paisagens no Semiárido”.

Por meio de sua área de concentração e suas linhas de pesquisa, o Geoceres analisa, a partir de teorias e métodos geográficos, as dimensões naturais, ambientais, sociais, econômicas, culturais, políticas e territoriais da região do Semiárido. No âmbito do Programa, são desenvolvidas atividades ligadas a temas como geomorfologia, climatologia geográfica, geodiversidade e geoconservação, recursos hídricos, e análise geoambiental. Há, ainda, temáticas ligadas a riscos e vulnerabilidade ambiental, dinâmicas urbanas e estrutura das cidades, espaço rural e estudos agrários, gestão de políticas públicas, planejamento urbano-regional, planejamento e gestão ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *