Bolsa Família: aviso importante para as famílias que utilizam lotéricas

Os beneficiários do programa Bolsa Família, especialmente aqueles que acabam de ser aprovados para receber o benefício, ainda têm dúvidas sobre o saque dos valores. No ano passado, quando o governo Bolsonaro alterou o nome da iniciativa para Auxílio Brasil, as coisas eram um pouco diferentes.

Na época, a gestão federal distribuiu cartões com o nome do novo programa que permitiam o resgate do dinheiro. Outra possibilidade era usar o Cartão Cidadão para ter acesso aos recursos.

Mas mesmo durante aquele período, não era necessário ter um cartão para sacar o benefício social. Agora, com a volta do Bolsa Família, o assunto voltou à tona, especialmente para as famílias que utilizam os serviços de casas lotéricas.

Saque sem cartão em lotéricas

De acordo com a jornalista Lorena de Sousa (site Edital Concursos), desde a criação do aplicativo Caixa Tem, o governo utiliza a poupança digital social para depositar os recursos, que podem ser movimentados de diversas formas. Uma das possibilidades é o saque com código sem cartão.

Entretanto, vale destacar que quem já tem o cartão do antigo Auxílio Brasil ou do Bolsa Família pode continuar utilizando o dispositivo normalmente, pois ele não será bloqueado. A dica a seguir é para quem ainda não tem o produto, mas precisa do dinheiro em espécie.

Se você está nessa situação, confira o passo a passo para sacar os valores sem cartão em uma casa lotérica:

  1. Acesse sua conta no Caixa Tem;
  2. No menu principal, clique em “Saque sem Cartão”;
  3. Anote o código gerado pelo aplicativo;
  4. Vá até uma agência lotérica ou caixa eletrônico da Caixa e informe o código.

É importante pontuar que o código tem validade de uma hora, mas é possível gerar um novo caso ultrapasse o tempo. Além disso, vale a pena levar um documento de identificação com foto por questão de segurança e comodidade.

Posso sacar só com o CPF?

A Caixa Econômica Federal não autoriza o saque do Bolsa Família apenas com a apresentação de CPF, por isso é necessário escolher alguma das opções disponíveis. Conforme mencionado, além do código do Caixa Tem, só é possível resgatar os valores usando um cartão.

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil e atende hoje cerca de 21,1 milhões de famílias. Em março, quase 700 mil lares em situação de pobreza ou extrema pobreza começaram a receber os repasses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *