Nesta terça-feira, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e feriado nacional, seria celebrado mais um aniversário de padre Tércio. Para celebrar a data, houve a abertura do Arquivo Padre Tércio, em sua antiga residência, na praça Dom Delgado.
Com a presença do padre Gleiber Dantas e um grupo de amigos do padre Tércio, a bênção foi ministrada pelo padre José Mário. Na oportunidade, houve um café com a imprensa para exposição do trabalho do Arquivo, às 8h30.
De acordo com a Bibliotecária, Juliana Kalina, que integra a equipe do Arquivo padre Tércio, teve início um levantamento para saber em média o que o sacerdote tinha em seu acervo de livros e revistas. “Esse acervo não está sendo catalogado nesse primeiro momento, pois vamos organizar por assuntos e a Biblioteca do padre Tércio vai mostrar o que ele construiu ao longo do sacerdócio e a vida pessoal dele através dos livros”, disse a bibliotecária Juliana Kalina.
Segundo Shara Medeiros, arquivista, todo esse processo foi um desafio e destaca que toda a documentação é higienizada e acondicionada em papel neutro. A documentação do padre Tércio está organizada em três grandes grupos de atuação: a vida privada, a vida religiosa e o trabalho na educação.
O projeto do Arquivo Pessoal de monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, foi aprovado em edital da Lei Aldir Blanc da Fundação José Augusto e será coordenado pela arquivista Shara Rachel e pelo artista plástico Custódio Jacinto.
Após a organização do Arquivo Pessoal de padre Tércio, a próxima etapa será a instalação de um Memorial, sendo uma oportunidade para preservar a memória do padre Tércio, que se confunde com a trajetória da Diocese de Caicó, a educação e a comunicação no Seridó.