Governo realiza serviços para restaurar segurança de reservatórios em Lajes

O Governo do Rio Grande do Norte vai promover serviços de reparação no município de Lajes. Em razão dos danos causados pelas chuvas dos últimos dias, serão feitas obras de reforço na ponte localizada na RN-129 e nos açudes Caraúbas, Dois Irmãos e Barreiras. A iniciativa foi decidida nesta terça-feira (16) em reunião entre a governadora Fátima Bezerra e secretários estaduais com o prefeito Felipe Menezes.

“Desde o primeiro momento das graves consequências das chuvas em Lajes estamos trabalhando para minimizar os prejuízos. Estamos em contato direto com os ministérios, que têm atendido nossos pleitos. O ministério dos Transportes, através do DNIT, trabalha na construção do desvio na BR-304 e posteriormente na reconstrução da estrada. Vamos continuar atuando para reverter essa situação e devolver a normalidade à população de Lajes e do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), nesta quarta-feira (17) será feito o envio do maquinário necessário para realização dos serviços nos reservatórios.

“O açude Caraúbas é que garante o abastecimento da nossa cidade. E precisa de alguns serviços que o Governo do RN prontamente nos atendeu e vai iniciar já a partir de amanhã. Agradecemos a governadora e sua equipe pela sensibilidade e compromisso”, afirmou o prefeito Felipe Menezes, que esteve acompanhado do vice-prefeito, José Carlos Felipe, do secretário municipal de educação, Raimundo Manoel, e do vereador José Teixeira.

O município de Lajes, na região central do Rio Grande do Norte, sofreu o rompimento da BR-304 e desabamento da ponte sobre o Rio Salgado há 15 dias, em virtude do rompimento da parede de um açude localizado em propriedade particular. E enfrenta problemas com ameaça de rompimento em pequenos reservatórios particulares, estradas e acessos avariados que prejudicam, inclusive, o transporte escolar.

Além da reparação nos reservatórios, o Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), vai fazer um reforço na ponte localizada na RN-129, que dá acesso à cidade. O município também vem recebendo a atenção do Instituto de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). Desde o início deste mês, técnicos e engenheiros do órgão vistoriaram sete açudes e barragens.

O Governo do RN também assessora a prefeitura de Lajes na estruturação da Defesa Civil Municipal. “Com o órgão municipal, a prefeitura pode acessar diretamente recursos emergenciais junto ao Governo Federal para atender as consequências dos desastres ambientais como o que Lajes vive hoje”, explicou o coronel Marcos de Carvalho, coordenador da Defesa Civil estadual. Uma reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira (19) com representantes da prefeitura para receberem orientação.

Outra demanda do município é o saneamento do bairro Bosque das Pedras. Embora Lajes não tenha contrato de concessão com a Caern, uma nova diretriz permite que o órgão estadual realize serviços. Para isso, a prefeitura tem que enviar, até o final deste mês, o plano de abastecimento de água e saneamento básico para a Caern analisar e incluir no plano de investimentos da companhia. “A prefeitura deve, inclusive, indicar prioridades para os próximos 5 anos”, afirmou o diretor de empreendimentos da Caern, Sérgio Rodrigues.

Medidas para melhorar o transporte escolar e apoio à Semana Alzira Soriano – primeira mulher a assumir uma prefeitura na América Latina – também serão viabilizados. A semana acontece de 28 abril a 04 de maio.

Também participaram da reunião os secretários de Estado Gustavo Coelho (Infraestrutura), Paulo Varela (Recursos Hídricos), e Mary Land Brito (Cultura); o adjunto Ivanilson Maia (Gabinete Civil); o subsecretário da Educação, Flaubert Torquato; o diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA), Gilson Matias; o diretor-geral do Igarn, Paulo Sidney; além de técnicos do Igarn e da Caern.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *