Uma audiência pública na Câmara de Vereadores discutirá a preservação e conservação do patrimônio cultural de Caicó. O evento será realizado de maneira híbrida, no próximo dia 01 de junho, a partir das 19h. A proposição da audiência é do vereador e professor Veranilson que enfatizou a importância da discussão visando a consolidação de uma política de proteção de acervos, assim como ações efetivas de restauração de bens culturais que se encontram em estado de conservação ruim.
Serão convidados para a audiência representantes do Ceres/UFRN, Museu do Seridó, UERN, Secretaria Municipal de Educação, 10ª DIREC, Diocese de Caicó, prefeito Judas Tadeu, da Associação dos Negros do Rosário, Associação das Bordadeiras e Artesãs, MPRN, Lívia Nobre (arquiteta), Misael Costa ( arqueólogo), Ronny Azevedo ( Engenheiro Civil). A audiência será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Casa Legislativa.
É importante destacar que preservar e cuidar da manutenção do patrimônio cultural construído é um grande desafio da atualidade. O crescimento das cidades, a expansão imobiliária, o déficit habitacional e os impactos ambientais constituem fatores que desafiam os gestores públicos a confrontar o desenvolvimento eminente, com a necessidade de minimização de impactos ambientais e sociais.