Neste sábado, 15 de maio, a partir das 8h15min, será realizado o segundo dia da 5ª edição da Jornada Potiguar de Leitura e Educação. Com lançamentos de livros, palestras e bate-papos, o evento será gratuito e de forma virtual. As inscrições continuam abertas até o dia 14 e podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/5jornadapotiguar/.
A Jornada valoriza a produção literária potiguar, trazendo para o público inscrito em seus dois dias de evento mais de 10 horas de interação com cerca de 20 autores, que irão lançar suas obras – todas produzidas no Rio Grande do Norte. Estão confirmados para o segundo dia desta edição os escritores Manoel Cavalcante, Tereza Custódio, José de Castro, Lia Cabral, Rogério Taygra, Gabriela Barbalho, João Paulo Cirilo, Anny Baltar, Amanda Jéssica, Paula Belamino e Marcelo de Cristo.
Integrando o projeto Casa das Palavras, a Jornada Potiguar de Literatura e Educação é patrocinada pela Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo e Fundação José Augusto.
O evento acontecerá das 08h15min às 12h, através da internet, com apresentações, encontros e bate-papos virtuais. O objetivo da Jornada é discutir a importância da literatura para o processo educativo dos alunos, fortalecer o trabalho diário em sala de aula e nas bibliotecas e promover o encontro e a troca de conhecimento entre professores e escritores do Rio Grande do Norte e de todo o Nordeste.
Tendo como público alvo professores, bibliotecários e estudantes de escolas públicas e privadas, as edições anteriores atraíram participantes também da Paraíba, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. A previsão é que a quinta edição da jornada supere a marca de 800 participantes.
Sobre os Autores
Manoel Cavalcante – Natural de Pau dos Ferros, possui 10 livros lançados e 21 cordéis publicados. Tem mais de 100 premiações em concursos literários no Brasil e até no exterior. É membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel, da Academia de Trovas do RN e do Clube de Trovas do Seridó.
Teresa Custódio – Nasceu em Senador Pompeu-CE/Brasil. Graduada em Letras. Em 2016, publicou “O Bálsamo”, romance duplamente premiado. Em 2018, escreveu o livro infantil bilíngue “A Vida Colorida de Vitória” e literatura de cordel. Participou com poemas, crônicas e contos para algumas antologias nacionais e internacionais. Atualmente preside a União Brasileira de Escritores – UBE/RN. Lançamento: O Baú de Filomena (CJA Edições).
Rogério Taygra – Engenheiro, professor e pesquisador nascido e criado na “Costa do Sal” brasileira. Encantado pelo mundo do sal desde a infância, tem se dedicado a entender, preservar e difundir a cultura salineira para todas as pessoas. É pai de Melina, e foi pensando nela que escreveu essa viagem fantástica.
Lia Cabral – Natural de Nisia Floresta- RN. Desde criança sempre gostou de ler e compor poesias. É professora graduada em Pedagogia e hoje leciona na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Lançará no evento a obra Bichos do Mangue, pela Timbú Editora.
Gabriela Barbalho – Designer e ilustradora é natural de Natal e viveu sua infância em Macau (RN). Lança seu segundo livro que mais uma vez ressalta a importância de plantar a sementinha da responsabilidade com a natureza. Lançamento pela M3 editora: Marino, o cavalo marinho.
João Paulo Cirilo – Escritor novato, aluno de Direito, bibliófilo e editor de livros. Lançamento pela Dniro: O colecionador de Cadarço.
Anny Baltar – Autora de apenas 16 anos e estudante do ensino médio, encontrou na poesia um recanto de refúgio que transformou todas as suas chuvas de emoções em versos. A poesia se apoetou em 2018 em silêncio no seu peito e, desde então, traz a cura e a ordem que a bagunça precisa diariamente. Lançará a abora De Afetos a Versos (CJA Edições).
Amanda Jéssica – Natural de Natal/RN, é médica e autora dos livros Sejam Corajosos no Amor e Enquanto Houver Amor do Outro Lado. Na sua segunda obra, fala um pouco sobre sua depressão e sobre os recursos que utilizou ao longo do seu processo de cura e recomeço.
Paula Belmino – Natural de Lagoa Nova/RN, aprendeu a ler sozinha nas leituras que fazia na biblioteca municipal da cidade. Teve seus primeiros textos publicados em antologias: Um conto de família; e Textos Seletos. Escreve em blogs e em sites literários, tendo textos publicados em revistas e em livros didáticos. Publicou o livro Bem Poesia, 2018 e também o livro infantojuvenil A menina que sabe chover, 2019. Lançamento: Bichonário Poético (CJA Edições).
Marcelo de Cristo – Ou simplesmente “decristo” (como costuma assinar seus poemas e escritos), é professor, poeta potiguar e autor dos livros de poemas tons de ver-te (2015), tons de amar-ela (2016) e tons de ver-melhor (2021), compondo a sua trilogia dos tons. Todos lançados pela Escribas Editora.
José de Castro – Autor mineiro-potiguar, pois nasceu em Resplendor/MG e está no Rio Grande do Norte há mais de quarenta anos. Na literatura infantil e infantojuvenil já publicou mais de dez livros. Pela Editora CJA publicou Poemas Brincantes, Apenas Palavras, O Palhaço e a Bailarina (em coautoria com Clécia Santos) e em 2019, Brincadeiras Poemantes, ilustrado por Ivan Coutinho. É membro da União Brasileira de Escritores – UBE/RN; da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA/RN; e da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas– SBPA.