UFRN atinge marca de 5 mil diplomas digitais expedidos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) atingiu, nesta sexta-feira, 19, a marca de cinco mil diplomas digitais expedidos desde a sua regulamentação, em janeiro de 2022. O primeiro foi emitido em março do ano passado, após um período de testes e formulação da implementação, que aconteceu desde 2020, quando a UFRN foi uma das cinco primeiras Instituições Federais de Ensino (IFEs) participantes do início do trabalho junto ao Ministério da Educação (MEC).

O diploma digital foi instituído pelo MEC, por meio da Portaria nº 330, de 5 de abril de 2018, para implantação em todas as IFEs. Para tanto, as instituições contam com a disponibilização de infraestrutura em nuvem para geração e preservação de documentos digitais, a partir de solução tecnológica desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

De acordo com o diretor da Administração e Controle Acadêmico da UFRN, José Josemar de Oliveira Júnior, a ferramenta desenvolvida pela RNP tem recebido contribuições da UFRN, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a fim de que o processo de emissão dos diplomas seja cada vez mais rápido e seguro. “Dessa forma, os avanços se refletem para todas as instituições usuárias dos Sistemas Integrados da UFRN”, cita o gestor, ao ressaltar que o número de 5 mil diplomas emitidos representa um importante marco para a UFRN.

Josemar Oliveira adiciona que o novo formato de diploma tem como maior vantagem a segurança da informação, já que todos os registros são publicados no Diário Oficial da União (DOU), e o Portal do MEC ainda dispõe de um verificador de conformidade. A sustentabilidade é outro diferencial, ao dispensar o uso de papel e, consequentemente, gerar economia de custos para as IFEs.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *