As ações de vacinação conduzidas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ao longo dos anos recentes foram apresentadas esta semana no Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Os trabalhos técnicos conduzidos em parceria entre as áreas de imunização e comunicação, como os projetos Minha Empresa Nota 10, Minha Escola Nota 10 e Verão Protegido, foram selecionados entre diversas ações do Brasil para fazer parte da reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Comunicação em Saúde e de Epidemiologia, realizada em Brasília durante estas quinta (18) e sexta-feiras (19)
O trabalho efetivado no Rio Grande do Norte disputou com outros estados e foi um dos 13 selecionados pelo Conass. Participaram do painel “Mobilização da Comunicação na Vacinação Extra Muro: garantia de acesso” a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rêgo, a coordenadora do programa estadual de imunização, Laiane Graziela, e a coordenadora de comunicação social, Michelle Ferret.
O evento do Conass, denominado “Mostra da Gestão Estadual do SUS: experiências exitosas para recuperação das coberturas vacinais”, é voltado para o esforço de reconstrução do Programa Nacional de Imunização (PNI), retomando as altas coberturas vacinais históricas, bem como de combater a desinformação e promover a saúde pública.
“Durante a chegada das vacinas contra a Covid-19, lidar com os argumentos contrários, enfrentar a guerra de narrativas e todas as fake news que levavam à desinformação, foram e ainda são desafios diários em todas as assessorias de comunicação. Enfrentamos um tempo com recursos escassos e para alcançar a população foi preciso contar com apoio da imprensa e de materiais em vídeo e áudio para levar informação correta à população”, afirmou a coordenadora de Comunicação da Sesap, Michelle Ferret.
Projetos
Minha Empresa Nota 10: com mais de 10 mil doses aplicadas em 2022, foi pensado diante do cenário no qual a população com maior número de doses em atraso é a de adultos jovens em idade laboral. Foram ofertadas vacinas contra covid-19, hepatite B, DT, tríplice viral, febre amarela e influenza.
Minha Escola Nota 10: projeto destinado à atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, contemplando vacinas de rotina e da covid-19. A ação contou com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-RN) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN), atuando a níveis municipal e estadual, aplicando mais de 20 mil doses.
Verão Protegido: durante o período de veraneio, equipes levaram postos de vacinação às praias mais frequentadas pelos potiguares e turistas, bem como açudes e lagoas. A ação envolveu mais de 80 municípios.