O Instituto Neoenergia lança na nesta quinta-feira, dia 27, às 18h, por meio de uma live no canal do Youtube e no perfil oficial do Instagram, os editais do programa “Transformando Energia em Cultura” no Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal e São Paulo, estados de atuação das distribuidoras do grupo.
A iniciativa tem o objetivo de incentivar projetos culturais que realizam ações voltadas, principalmente, para a inclusão social de crianças, jovens e mulheres. As inscrições ficarão abertas até 19 de maio para pessoas jurídicas, como microempreendedores individuais e organizações sem fins lucrativos.
A live de lançamento contará com a presença da cantora e compositora Xênia França e a professora da Universidade Estadual do Ceará, Cláudia Leitão, e será uma oportunidade para os interessados conhecerem o programa e esclarecerem suas dúvidas. O regulamento do edital estará disponível no mesmo dia no site do Instituto (www.institutoneoenergia.org.br).
“Vamos selecionar projetos que estejam alinhados com as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que reforça o poder de transformação da cultura para estimular o desenvolvimento sustentável”, afirma Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.
Edital
A diretora explica que o programa é viabilizado por meio das leis de incentivo, seguindo as regras específicas de cada estado e do Distrito Federal.
Os recursos variam de acordo com cada localidade, conforme o orçamento de cada distribuidora da Neoenergia e o valor disponível na respectiva lei de incentivo à cultura. Além do aporte financeiro, as organizações selecionadas são acompanhadas ao longo do período de vigência do edital com orientações para capacitação e aperfeiçoamento de gestão.
“Acreditamos que, dessa forma, criamos uma rede de trocas e ampliamos as oportunidades para o fortalecimento da cultura local”, acrescenta Renata Chagas. O programa “Transformando Energia em Cultura” é uma parceria entre o Instituto Neoenergia e as distribuidoras da Neoenergia na Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e do Distrito Federal. Em 2022, o edital contemplou 43 projetos socioculturais nesses estados somando mais de R$ 7 milhões em investimentos.