O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, 4, a proposta de alteração do Calendário Universitário 2023. A medida acontece em decorrência da suspensão das atividades presenciais da UFRN no período de 14 a 24 de março, como forma de preservar a segurança da comunidade universitária e em razão da irregularidade do serviço de transporte público nesse período.
Entre as alterações realizadas está a data de término do período letivo 2023.1, do dia 15 para o dia 22 de julho. Por esse motivo, o prazo para a consolidação final das turmas foi adiado de 22 para 29 de julho. As sessões de colação de grau, por sua vez, serão realizadas entre 9 de agosto e 10 de outubro. Já o processamento da matrícula dos alunos regulares e especiais, para o período 2023.2, acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto.
Outras modificações em datas de procedimentos acadêmicos acontecem até o início do período letivo 2023.2, que permanece no dia 14 de agosto. O segundo semestre não passará por alterações.
A reorganização do Calendário Universitário foi realizada após o diálogo com direções de centros e unidades acadêmicas, além da representação estudantil, a qual participou de reunião com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, no dia 29 de março.