O deputado estadual Adjuto Dias (MDB) cobrou, no plenário da Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado inicie com a máxima urgência a distribuição de sementes no interior do Rio Grande do Norte, para que não se perca o período de chuvas.
De acordo com o parlamentar, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) tem como prática a distribuição, nos primeiros meses do ano, de toneladas de sementes de feijão, milho e outros cereais, por meio do Programa Banco de Sementes, criado para beneficiar a atividade agrícola.
“Acontece que, apesar de estarmos finalizando o mês de março, até o presente momento, não houve sinalização da Sape sobre a distribuição referente a 2023. No próprio site da Secretaria, importante canal para transparência e prestação de contas, consta nos destaques notícia sobre o tema, datada de 24 de fevereiro de 2022, o que atesta o atraso em questão”, argumentou o parlamentar.
No seu pronunciamento, Adjuto Dias também compartilhou informações sobre a meteorologia, segundo as quais, as chuvas que incidem neste momento em 90% do território potiguar vão acontecer até o próximo mês, tornando a referida distribuição ainda mais urgente.
“Caso o Governo não haja, isso vai comprometer uma atividade econômica geradora de ocupação e renda e de deixar milhares de norte-rio-grandenses em situação vulnerável”, acrescentou ele.
A solicitação também foi transformada em requerimento e encaminhada pela Mesa Diretora da Assembleia e encaminhada para o titular da Sape, Guilherme Moraes Saldanha, além da própria governadora Fátima Bezerra.