A exposição “Veredas da Memória”, que conta a história de Dona Raimunda Cícera da Conceição, artesã ceramista que dá nome à Casa do Artesão do Seridó, será lançada nesta sexta-feira, 16 de dezembro, em Caicó.
Veredas da Memória faz parte do projeto “Casa do Artesão do Seridó: artesanato, memória e cultura do sertão do Seridó” da artesã e poetisa Lourdinha Medeiros, patrocinado pelo Sebrae, através do edital economia criativa 2022.
O projeto conta com o apoio do Governo do Estado por meio da SETHAS, Casa do Artesão do Seridó, Proarte, Grupo de Cultura Popular Verso e Prosa, Cracas (Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó) e Coase (Cooperativa de Produção Artesanal do Seridó).
A proposta do projeto é resgatar memórias do Seridó para os espaços da Casa do Artesão com a exposição sobre a história de Dona Raimunda Cícera da Conceição, a história de Caicó e do edifício construído em 1925 e que abriga a Casa.
Outro objetivo do Projeto é contribuir com a valorização da cultura seridoense, divulgando a vida e a obra de Raimunda Cícera da Conceição, um ícone referencial da arte ceramistas seridoense, homenageada pelo Governo do Estado com o nome da Casa do Artesão do Seridó.
Dona Raimunda Cícera da Conceição está entre os 100 melhores artesãos do Brasil no catálogo do Ministério da Cultura, valorizando também a história da Casa, localizando-a dentro da construção de Caicó, em uma exposição que convida o visitante a prestigiar a exposição que traz à tona as memórias de tempos passados até a fundação da cidade de Caicó.
A exposição sobre a história de Caicó e o projeto visual dos espaços internos da Casa contou com a colaboração da arquiteta Lívia Nobre, especialista em patrimônio cultural.
Nas paredes do Quintal Cultural da Casa do Artesão estão pinturas de murais artísticos de Custódio Jacinto, artista plástico, e poesias de Lourdinha Medeiros.
No lançamento da exposição haverá apresentação das Lydias Brasileiras, grupo de Cultura Popular Verso e Prosa, declamações de poesias e venda de comidas regionais.