Audiência na Câmara de Vereadores apresenta projeto arquitetônico da nova sede do Sebrae e a concessão do prédio da antiga Prefeitura

O projeto arquitetônico da agência do Sebrae em Caicó foi apresentado em audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (12), com a presença de Zeca Melo – superintendente do Sebrae do Rio Grande do Norte, representantes da Casa do Empresário, ACISC, Cracas, Sindicato dos Boneleiros, o prefeito Dr. Tadeu, o procurador do município João Braz, além de outros convidados.

A audiência foi proposta pelo vereador Thales Rangel que passou a palavra para o Superintendente do Sebrae Zeca Melo falou na diversidade de nichos de mercado que a cidade possui e na importância da instalação no novo espaço que dará oportunidade para serem realizados outros trabalhos.

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto Erica Mendes, a fachada do espaço será mantida, bem como alguns traços arquitetônicos, os grandes janelões, portas, ladrilhos, bem como outros espaços. O espaço ganhará uma iluminação especial, sala para exposições, área de convivência, um espaço para abrigar algumas secretarias, dentre outras áreas.

Facultada a palavra, a vereadora Rosângela Maria falou da importância da preservação do patrimônio histórico e se apresentou contrária a concessão do espaço onde ela acredita que a gestão possa buscar recursos, restaurar o prédio e voltar a ser o prédio em uso da Prefeitura com suas secretarias.

O vereador Andinho Duarte parabenizou ao Sebrae pelo projeto e pediu que fosse melhor explanado o tempo de concessão entre as partes para que a população tome conhecimento e também possa opinar sobre o assunto.

O prefeito Dr. Tadeu externou a importância do espaço ser restaurando, preservando a estrutura arquitetônica, mas que a Prefeitura não tem nenhum recurso financeiro para realizar a reforma do espaço. É importante destacar que o Sebrae não irá tomar um patrimônio do município e sim preservá-lo.

“ Eu sou entusiasta do projeto e acho que Caicó só tem a ganhar com essa melhoria. Devemos avançar nas discussões, dando conhecimento inclusive a toda a população sobre esse projeto grandioso que revitalizará um espaço como um todo e ainda abrigará algumas secretarias da gestão”, disse

 

O presidente da ACISC, Dênio Alves disse que Caicó vive um momento ímpar com essa discussão que vai preservar um espaço histórico e que a população poderá usufruir com a realização de mais eventos e projetos desenvolvidos pelo Sebrae.

 

O produtor cultural falou da importância do projeto ser aprovado uma vez que ele junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem valorizando ainda mais o patrimônio histórico dos municípios. Diego sugeriu que seja incorporado ainda um Centro de Referência do Patrimônio, um Centro de informações Turísticas, dentre outros espaços que podem ser criados.

“ Hoje estou aqui para compartilhar sonhos que podem ser possíveis através desta parceria que vai valorizar o nosso patrimônio e será maravilhoso para a nossa população”, disse.

O professor do curso de história da UFRN Lourival falou da importância do espaço também contar com um local específico para o fomento da cultura.

O jornalista e fotógrafo Clóvis Aladim fez uma explanação mais ampla sobre a importância das nossas riquezas culturais e de Caicó ter uma política cultural. “ O projeto é bacana, mas poderia ser melhor incrementado com mai cultura”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *