Ainda restam quase dois anos, mas a disputa pela Prefeitura do Natal já faz parte do debate político na capital potiguar. Nesta semana, um nome ganhou força para ser candidato em 2024 com o apoio de boa parte dos atuais vereadores de Natal: o deputado federal eleito Paulinho Freire (União Brasil). Homenageado na Câmara Municipal do Natal, o ainda presidente do Legislativo surge como principal candidato a ter o apoio do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que cumpre o segundo mandato e não poderá concorrer à reeleição.
Em sessão solene em homenagem ao deputado federal eleito, diversos vereadores falaram sobre a possibilidade da candidatura de Paulinho Freire a prefeito, cargo que já ocupou interinamente tanto como presidente da Câmara Municipal quanto como vice-prefeito durante a gestão de Micarla de Sousa. Líder do prefeito Álvaro Dias na Câmara Municipal, o vereador Aldo Clemente (PSDB) é um dos maiores defensores do nome de Paulinho para concorrer à Prefeitura com o apoio do atual gestor municipal. Não há, contudo, nenhum posicionamento público de Álvaro Dias nesse sentido.
Além do líder do prefeito, outros vereadores de Natal usaram a sessão solene para encorajar Paulinho Freire a disputar a eleição. Tércio Tinôco (União Brasil) enalteceu a postura de diálogo de Paulinho Freire e disse que quer a candidatura do seu companheiro de partido. “Quero que você faça um grande mandato durante o tempo que passar em Brasília, representando Natal, mas que você renuncie no dia 31 de dezembro de 2024 para assumir a Prefeitura do Natal”, disse Tércio Tinôco. “E não tenho dúvida nenhuma de que quando Paulinho assumir vai ter acessibilidade naquela Casa, porque ele sabe fazer”, disse.
Ex-presidente da Câmara, o vereador Raniere Barbosa (Avante) foi mais um que defendeu que Paulinho Freire seja candidato. O vereador deu um testemunho sobre atos de Paulinho durante a convivência no Legislativo, principalmente com relação ao cumprimento de acordos por parte do deputado federal eleito. Para Raniere, a forma com que Paulinho Freire lidou com os demais companheiros de parlamento durante os anos o credencia para ter um apoio ainda mais significativo caso venha a ser candidato a prefeito em 2024.
“Paulinho é um líder. É aquele que conquista. Natal tem um novo líder, que é Paulinho Freire. Tenho honra de ser amigo e muita gratidão por toda retidão que ele teve comigo durante esses anos. E se 16 vereadores de Natal votaram nele nesta eleição, hoje, a tendência é que pelo menos 24 dos 29 vereadores caminhem juntos para que Paulinho seja o próximo prefeito de Natal”, disse Raniere Barbosa.
Paulinho Freire iniciou a carreira política concorrendo à vaga na Câmara Municipal de Natal, em 1992. De 2003 a 2006, Paulinho Freire teve assento como deputado estadual na Assembleia Legislativa. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal e, em 2012, voltou para a CMN, renovando o mandato em 2016. Em 2020, foi reeleito para o sexto mandato na Câmara e, nesta legislatura, foi reconduzido à presidência da Casa para o biênio 2021/2022 e reeleito para o próximo biênio. Nas últimas eleições estaduais, com 77.906 votos, Paulinho Freire foi eleito deputado federal. Mesmo após as manifestações defendendo a candidatura, Paulinho permaneceu em silêncio sobre o tema, agradecendo somente pelo carinho dos demais parlamentares.
Outros candidatos
Aém de Paulinho Freire, a semana também teve discussão sobre os nomes de outros dois possíveis candidatos à Prefeitura do Natal: a deputada federal Natália Bonavides (PT) e o comunicador Bruno Giovanni.
O deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT), que já disputou a Prefeitura da capital, foi quem defendeu o nome de Natália Bonavides. Segundo ele, “Natália certamente será um nome forte para a disputa”.
Também ontem, foi ventilada a hipótese de que Bruno Giovanni disputasse o cargo. Em seu programa no rádio, o comunicador respondeu questionamento sobre a possibilidade de entrar na briga. Ele disse que sim. “”Não estou dizendo que sou pré-candidato, mas não vou mentir: está havendo conversas nesse sentido. A partir de março do ano que vem vou começar a visitar meus ouvintes nas comunidades de Natal. Se vai haver capilaridade e viabilidade é outra coisa”, disse Bruno Giovanni.