Verão Protegido reúne mais de 100 municípios para vacinação e combate à dengue

Mais de 100 municípios do Rio Grande do Norte realizam neste sábado (27) o Dia D Verão Protegido. Chegando à sua terceira edição, a campanha coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem dois focos neste ano: vacinação e combate à dengue.

Iniciada no dia 20 passado, a campanha do Verão Protegido vai até o dia 3 de fevereiro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal para Covid-19, febre amarela (até 59 anos) e meningite C (exclusivo para crianças). “Ano passado conseguimos níveis altos de cobertura em praticamente todas as vacinas. O trabalho segue para ampliar ainda mais esse percentual de pessoas protegidas, por isso essa campanha com o Dia D no sábado”, disse Diana Rêgo, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Os postos de vacinação estarão espalhados por diversas áreas do RN, especialmente nos pontos do litoral. Todos os municípios da Região Metropolitana de Natal estarão participando, com pontos extras na capital e locais de vacinação como as praias de Pirangi, Redinha Nova, Genipabu e Pitangui, por exemplo, além do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. “Cada pessoa que está com a caderneta de vacina atrasada e, no momento, curte o verão em alguma praia, deve aproveitar o momento também para procurar um posto de vacinação”, recomendou Laiane Graziela, coordenadora do Programa Estadual de Vacinação do RN.

DENGUE

Durante a apresentação do Verão Protegido, a equipe técnica da Sesap destacou a necessidade de reforço das ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão das principais arboviroses. Para isso, as equipes estarão também nos pontos de vacinação fazendo campanhas de conscientização no enfrentamento à dengue, zika e chikungunya.

Em dezembro passado a Sesap emitiu um alerta aos municípios, com base nas informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, para a possibilidade de uma epidemia de dengue no estado.

Nas três primeiras semanas de janeiro, a secretaria notificou 348 casos suspeitos de dengue no RN, um número 25% maior que o mesmo período de 2023, confirmando a tendência de alta que já se mostrava no fim do ano passado. “Estamos visitando os municípios com indicativo mais grave, fazendo um trabalho conjunto para buscar as estratégias corretas de enfrentamento ao mosquito. E essa campanha até o início de fevereiro vem justamente para reforçar o alerta aos potiguares de que cuidem de suas casas cada vez mais, evitem acúmulo de lixo e entulhos e receba o agente de saúde. Nós sabemos o que é necessário, agora é só fazer a prevenção”, completou a coordenadora de vigilância da Sesap.

Na quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou que a vacina contra a dengue, devido a disponibilidade de doses da empresa produtora, neste momento será exclusiva para a faixa etária entre 10 e 14 anos, que é a mais atingida por casos que necessitam de internação. O ente federal também confirmou que 19 municípios potiguares (confira a lista abaixo) receberão o imunizante, com expectativa de que chegue ao estado em meados de fevereiro, mas não divulgou o quantitativo que será destinado. A Sesap já está montando o esquema de distribuição das vacinas, para funcionar tão logo o lote seja entregue.

MUNICÍPIOS PARA VACINA CONTRA A DENGUE

Região Metropolitana de Natal

NATAL

PARNAMIRIM

EXTREMOZ

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

MACAÍBA

Oeste

MOSSORÓ

APODI

UPANEMA

BARAÚNA

TIBAU

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

CARAÚBAS

FELIPE GUERRA

SERRA DO MEL

AREIA BRANCA

MESSIAS TARGINO

GROSSOS

JANDUÍS

CAMPO GRANDE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *