Um milhão de brasileiros já estão com a nova Carteira de Identidade Nacional. O documento utiliza o CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, como número de identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos e já é emitido em 12 estados. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos até novembro deste ano, o serviço estará implantado em todos os estados.
Segundo o Governo Federal, a troca pelo novo modelo é gratuita. O documento também ajuda a melhor a segurança de identificação dos cidadãos e contribui para diminuir o número de fraudes, isso porque o número do CPF é único e válido em todo o Brasil.
Antes, era possível que uma mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a noca carteira, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação.
O documento é emitido em papel e policarbonato, a nova carteira apresenta ainda um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
A emissão da nova carteira de identificação já está disponível em 12 estados brasileiros. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.