A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou a primeira colação de grau presencial do curso de Medicina, na noite dessa quinta-feira, 10 de agosto, em Caicó.
“Ao olhar para vocês, enxergo esperança, pela perspectiva de um país com menos intolerância, mais justo, e com uma saúde melhor, porque estou diante de profissionais que tiveram uma formação de excelência, humanista, crítica e reflexiva”, afirmou o reitor José Daniel Diniz Melo, na solenidade que ocorreu no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó-RN.
Ao todo, colaram grau 33 formandos da turma “Professor Marcelo Viana da Costa” do curso de Medicina da EMCM-UFRN, unidade que já formou outras três turmas do respectivo curso, em cerimônias virtuais, devido à pandemia de covid-19. Em processo de consolidação e expansão, a graduação recebeu, neste ano, o conceito máximo em sua primeira avaliação, o que atesta o nível de excelência validado pelo Ministério da Educação (MEC).
“Por essa razão, sintam-se orgulhosos da profissão escolhida e da instituição onde se formaram, que é reconhecida como uma das melhores universidades do país, com destacados índices de qualidade na graduação e na pós-graduação”, afirmou o reitor Daniel Diniz, na cerimônia de formatura.
Diniz ressaltou, ainda, a relevância da EMCM, em virtude do “impacto inestimável para a transformação de vidas, por meio da educação e em benefício da saúde da população do Rio Grande do Norte, especialmente para a região do Seridó”. Nesse sentido, o gestor citou o esforço institucional para a construção da sede da Escola Multicampi, que será concluída em breve, bem como para a ampliação de vagas da graduação e da residência médica.
O orador da turma, Breno Vinícius Dias de Souza, destacou o companheirismo e a união como as principais características da turma. “Vocês juntos foram remédio para as aflições”, disse o concluinte, que também falou sobre a importância de a UFRN ofertar o curso no interior, mostrando que Caicó-RN vai além do bordado e da carne de sol, pois agora também é referência em ciência e saúde.
Na turma 2023.1 de Medicina da EMCM, a estudante Marianna Gil de Farias Morais recebeu a comenda do mérito estudantil. Os concluintes escolheram a professora Jane Cristina Medeiros como paraninfa; os professores Marcus Tullius Cícero Nóbrega de Faria Gomes e Janiceia Lopes Simplício Lins, como patrono e patronesse, respectivamente; e o aluno José Sebastião de Araújo Júnior, como juramentista.