A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, a partir desta terça-feira, 2, o 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, que acontece até sexta-feira, 5, na Escola de Governo do RN. O evento apresenta o tema Acessibilidade: avaliação e boas práticas, com o objetivo de articular grupos de pesquisa e fortalecer a educação inclusiva.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, participou da solenidade de abertura, momento em que citou ações institucionais para promover a inclusão, entre elas a Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), além da reserva de vagas na ampla concorrência para pessoas com deficiência nos cursos de graduação e técnicos de nível médio. Daniel Diniz ressaltou o esforço coletivo e da gestão para os avanços e agradeceu às pessoas envolvidas nesse trabalho.
“Parabéns aos participantes aqui presentes, por se importarem com a temática e serem multiplicadores dos conhecimentos que serão compartilhados. Dessa forma, juntos, iremos evoluir ainda mais para garantir uma educação superior e profissional cada vez mais inclusiva”, afirmou o reitor, que também destacou a criação do Prêmio Romeu Sassaki, lançado no evento. A premiação recebe o nome do assistente social, educador, pesquisador e Doutor Honoris Causa da UFRN, Romeu Kazumi Sassaki, que dedicou mais de 60 anos à promoção da inclusão das pessoas com deficiência.
A ocasião marcou, ainda, a realização do 4º Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológica, que aconteceu nos dias 13 e 14 de março, em Brasília, com o intuito de fortalecer a integração entre os coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade. Para o diretor da SIA/UFRN, Francisco Ricardo Lins, os espaços de diálogo se constituem em oportunidades de trocas e reflexões importantes para novos avanços na área.
A abertura do Congresso contou, também, com a presença da pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Silva do Nascimento Melo; da secretária adjunta estadual de Educação, Cleonice Cleusa Kozerski; da representante da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Soraya Ferreira Alves; e da representante da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (Rebeca), Clemilda dos Santos Souza.
A programação foi seguida pela conferência de abertura, com tema Educação inclusiva e acessibilidade: uma questão de direitos humanos para cidadania plena. Outras informações estão disponíveis no site.