UFRN lança Escola de Conselhos do Rio Grande do Norte

Com o objetivo de promover a formação dos conselheiros tutelares escolhidos pela população no último processo eleitoral, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o lançamento da  Escola de Conselhos do Rio Grande do Norte (ECRN). O evento acontece na próxima segunda-feira, 26, às 9h, no auditório da Reitoria, com transmissão ao vivo pelo canal da UFRN no YouTube.

A cerimônia tem como convidados Cláudio Augusto Vieira da Silva, Secretário Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, e Marina de Pol Poniwas, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Durante o evento, serão apresentados os objetivos e propostas da ECRN.

A Escola de Conselhos é fruto de uma parceria entre a UFRN, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec) e outras instituições integrantes do Conselho Gestor da Escola. Na Universidade, a iniciativa é conduzida por Ilana Paiva, coordenadora do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (Obijuv/UFRN) e professora do Departamento de Psicologia (Depsi).

De acordo com a coordenadora, o objetivo da Escola é fortalecer o sistema de garantia dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo o aprimoramento contínuo da formação de conselheiros tutelares e demais profissionais da área. “Esse lançamento será uma excelente oportunidade para fortalecer os laços institucionais que são fundamentais para o sucesso desta iniciativa”, comenta.

Sobre o curso

A UFRN vai oferecer um curso aos conselheiros tutelares do Estado. As aulas acontecem em Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros. Os profissionais devem se inscrever entre os dias 26 e 29 de fevereiro, por meio de um formulário a ser disponibilizado no primeiro dia no Instagram do Obijuv. A formação dura de março a novembro, com aulas presenciais e remotas.

É previsto que, até o fim de 2024, mais de mil conselheiros de todos os municípios do RN sejam formados pela ECRN. Para mais informações, acesse o Instagram do Obijuv.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *