O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), vinculado ao Centro de Educação (CE/UFRN), lançou na última sexta-feira, 28, o edital para mestrado e doutorado em Educação. A seleção oferta 110 vagas e busca atingir os candidatos que melhor correspondam à proposta acadêmica e linhas de pesquisa do Programa. O processo acontece na modalidade remota e as inscrições são realizadas pelo site da Comperve, no período de 14 de fevereiro a 13 de março. O valor do cadastro é de R$ 160 para o mestrado e de R$ 190 para o doutorado. Aos participantes de baixa renda, a isenção da taxa é realizada mediante o requerimento do formulário de inscrição entre 14 de fevereiro e 2 de março.
Das vagas ofertadas, 52 são para mestrado e 58 ligadas ao doutorado. No momento do cadastro, o participante deve preencher o formulário de inscrição e encaminhar os seguintes documentos: projeto de dissertação ou projeto de tese e cópia do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação (CEE). Junto a essas informações, os concorrentes nas ações afirmativas devem anexar autodeclaração étnico-racial e cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), declarações de pertencimento (quilombolas e indígenas) e laudo médico atestando a condição de deficiência (apenas para PcD).
O processo acontece em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: análise do projeto de dissertação ou tese e defesa da pesquisa encaminhada. Na primeira, os avaliadores vão investigar o projeto por meio de critérios como clareza e justificativa do tema, objetividade no tratamento do problema situado na temática de pesquisa, pertinência e coerência entre teoria e metodologia e conhecimento das fontes bibliográficas. Já na segunda, considera a consistência argumentativa do candidato para a inclusão do projeto na área da Educação, domínio sobre o objeto de investigação e discurso oral. Os resultados de cada etapa serão divulgados nas páginas da Comperve e do PPGED.
Para ingressar na lista de classificados, o participante deve atingir média igual ou superior a 7 nas duas etapas da seleção. Nos casos de empate na média final, é admitido o candidato de maior idade ou com melhor nota na defesa e análise do projeto escrito. O edital de convocação vai ser liberado no dia 12 de julho de 2022. A não solicitação da inscrição no prazo estabelecido no edital de convocação e a ausência dos documentos solicitados para matrícula implicam a eliminação do ingressante e possibilidade de convocação de suplente para ocupação da vaga. A expectativa é de que os cursos tenham início no segundo semestre de 2022.
Para outras informações, confira o edital da seleção.