A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinou termo de cooperação técnica para criação da Rede Potiguar de Trabalho Decente, Atração Produtiva e Promoção do Trabalho no Sistema Prisional, na manhã desta segunda-feira, 24, junto ao Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do RN, Tribunal de Justiça do RN e Governo do RN. A iniciativa visa consolidar a parceria entre as instituições, para fomentar a atração produtiva e a promoção do trabalho no sistema prisional do estado.
“Hoje, estamos reunidos para firmar a união de instituições que têm compromisso com a dignidade humana, a justiça social e o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado, pois acreditamos que iniciativas baseadas nesses grandes temas são capazes de promover a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e equitativa” afirmou o reitor José Daniel Diniz Melo, durante a solenidade de assinatura do termo, ao reforçar o empenho da UFRN para a execução das ações pactuadas.
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, destacou a atuação da UFRN para a união das instituições em prol do projeto inovador, que visa à reintegração social de pessoas privadas de liberdade, por meio do trabalho decente. Ele ressaltou ainda o caráter emblemático da Rede, que inicia os trabalhos, de forma interinstitucional, no RN.
Já a governadora do RN, Fátima Bezerra, considerou que a assinatura do termo simboliza um compromisso, que “traduz sinergia, parceria e espírito público, através de uma ação interinstitucional, buscando um sistema prisional mais justo e inclusivo”.
Também estiveram presentes na solenidade o pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN, Edvaldo Vasconcelos; e representações do Ministério Público do Trabalho no RN; do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região; Ministério Público do RN; do TRibunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte; da Superintendência Regional do Trabalho no RN; da Secretaria da Administração penitenciária do RN, entre outras instituições.