Desenvolver protótipos de vacinas para a doença de Chagas. Esse é o objetivo do projeto de cooperação internacional denominado Chavax (Diseño y desarrollo de vacunas en plataforma VLP contra a enfermedad de Chagas). A atividade é financiada pelo Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC) do governo Espanhol e conta com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Imunoparasitologia (LIMPA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Conforme explica Marcelo Silva, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT/CCS), que está participando de uma missão de cooperação de 15 dias no Instituto de Biofisiika (CSIC-UPV/EHU/Espanha), esse projeto é importante porque a doença de Chagas é uma enfermidade tropical negligenciada, endêmica em vários países da América Latina, inclusive no Brasil. Ele também destaca que o LIMPA, do qual é coordenador, contribui com o Chavax principalmente na realização dos ensaios pré-clínicos em modelos animais.
O Chavax é coordenado por Diego Guérin, professor da Universidade do País Vasco (EHU, Espanha), e reúne pesquisadores do Instituto Pasteur de Montevideo (Uruguai), da Universidad Nacional de San Luis (Argentina), da Universidade do Estado do Haiti, do Centro Para el Desarrollo de la Investigación Científica (Paraguai) e da UFRN. Alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/CCS) fazem parte do projeto, que prevê a mobilidade científica de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação.