UFRN encerra programação do eCICT 2023

A solenidade de encerramento do XXXIV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (eCICT 2023) foi realizada na tarde desta sexta-feira, 10 de novembro, pelo reitor José Daniel Diniz Melo. No evento, houve ainda o 7° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, quando estudantes de diversas áreas do conhecimento tiveram seus  trabalhos reconhecidos pela qualidade.

O eCICT 2023 foi realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), com a temática central sobre as Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o reitor Daniel Diniz agradeceu a participação dos estudantes e dos orientadores. O gestor salientou a relevância da iniciação científica, que visa despertar o interesse dos jovens para a busca do conhecimento.

As pró-reitoras de Pesquisa (Propesq), Silvana Zucolotto e Olívia Medeiros, parabenizaram os participantes pelos trabalhos apresentados nesta edição do congresso, ressaltando a qualidade científica. As docentes também dirigiram uma mensagem de encorajamento aos jovens pesquisadores para que sigam com garra e persistência.

Os estudantes vencedores do 7° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica foram:

Na categoria Ciências da Vida:

Em 1º lugar, Elis Herculano Duarte, autora do trabalho Oscilações acopladas à respiração surgem em diferentes comportamentos exploratórios em ratos, orientada pelo prof. Adriano Bretanha Lopes Lort; em 2º lugar, Lorena Barreto de Medeiros, coautora do trabalho Efeito Terapêutico adjuvante do extrato de passiflora edulis na prevenção da doença renal diabética em modelo experimental de DM1: identificação da proteína nefrina como biomarcador de lesão renal, orientada pela prof.ª Adriana Augusto de Rezende; e, em 3º lugar, foi Cintia Ricaele Ferreira da Silva, autora do trabalho Monitorização da oxigenação cerebral como ferramenta para auxiliar no entendimento do processamento visual em crianças com risco para TEA, orientada pela prof.ª Silvana Alves Pereira.

Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias:

Em 1º lugar, Taynara Rodrigues Tavares, autora do trabalho Turbinas de vento canalizado: estudos da viabilidade técnica na geração de energia eólica no Rio Grande do Norte, orientada pelo prof. Gabriel Ivan Medina Tapia; em 2º lugar, Amanda Vitória Lopes de Oliveira, autora do trabalho Aplicação de metodologia ativa para o desenvolvimento de meninas e jovens mulheres para elaboração de projeto de foguetes educacionais, orientada pela prof.ª Marina Rodrigues de Almeida; e, em 3º lugar, Rickson Lucas de Oliveira, autor do trabalho Argilas Pilarizadas: técnicas de síntese e aplicabilidade, orientado pela prof.ª Sibele berenice Castella Pergher.

Na categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes:

Em 1º lugar, David Isaias de Souza, autor do trabalho Políticas públicas e turismo nos municípios litorâneos defrontantes como o mar no nordeste do Brasil, orientado pela prof.ª Maria Aparecida Pontes da Fonseca; em 2º lugar, Flavia Gabriela da Silva Barbosa, autora do trabalho Velhice, memória e expressões do feminino em Moral Tales, de John Maxwell Coetzee, orientada pela profª. Letícia Fernandes Malloy Diniz; e, em 3º lugar, Brenna Dafni Fernandes de Oliveira Silva, autora do trabalho Quem estuda psicologia ambiental no Brasil?, orientada pela profª. Raquel Faria Diniz.

Na subcategoria Inovação, a vencedora foi Luanny de Brito Avelino Cassiano, autora do trabalho Desenvolvimento de uma aplicativo para auxílio no diagnóstico de perda óssea radiográfica periodontal via aprendizagem profunda, orientada pela profª. Ana Rafaela Luz de Aquino Martins.

Já na categoria Vídeo Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica os vencedores foram Aline Bueno da Silva, das Ciências da Vida, orientada pelo professor Guilherme Ortigara Longo; Maria Eduarda Cavalcanti de Souza, das Ciências Exatas, das Ciências Exatas,  da Terra e Engenharias, orientada pelo professor Lindemberg de Jesus Nogueira Duarte; Rita de Cassia Pontes da Silva, das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, orientada pelo professor Roberto Marinho Alves da Silva; e Leonardo David Galvão de Melo, pelo vídeo na subcategoria Inovação, orientado pelo professor Leonardo Cunha de Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *