“É motivo de muito orgulho para nossa UFRN ter o reconhecimento de uma das premiações mais tradicionais da literatura no país”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, ao receber a equipe responsável pela publicação de A Notável História do Homem-Listrado. Publicado pela Editora da UFRN, o livro póstumo de Fayga Ostrower foi um dos vencedores da 65ª edição do Prêmio Jabuti, que ocorreu neste mês de dezembro.
Escrita e ilustrada por Fayga Ostrower, em 1947, A Notável História do Homem-Listrado foi lançada pela EDUFRN em março de 2023, na Galeria Conviv’Art do Núcleo de Arte e Cultura (NAC-UFRN). A obra foi organizada pela sobrinha-neta da artista e professora do Departamento de Artes (Deart-UFRN), Ana Lewinsohn, que teve acesso, em 2017, às lâminas de papel produzidas de forma artesanal por Fayga, ainda no contexto do período pós-guerra, como um presente à primeira criança da família nascida no Brasil.
Em seguida, foi iniciado o trâmite de doação do material à UFRN. A diretora do NAC, Teodora Alves, explicou como ocorreu o processo de incorporação do acervo ao Núcleo, que possibilitou a realização de exposições e o lançamento da obra pela EDUFRN.
A diretora e o vice-diretor da EDUFRN, Maria das Graças Soares Rodrigues e Helton Rubiano, respectivamente, destacaram o trabalho coletivo para a conquista do Prêmio Jabuti, que tem relevante significado para uma editora universitária, pública e do Nordeste do país. Os gestores contaram, ainda, que haverá uma nova publicação da obra com o selo da premiação.
“É muito bonita a forma que Fayga trabalha o texto com a imagem. A gente se inspirou na caligrafia de Fayga para conversar com as ilustrações originais”, disse o responsável pelo design editorial do livro e servidor da EDUFRN, Rafael Augusto Sordi Campos, que teve seu trabalho destacado por Ana Lewinsohn.
Antes de vencer o Prêmio Jabuti, em 2023, com a obra A Notável História do Homem-Listrado, a EDUFRN foi semifinalista, em 2021, com o livro Culinária Selvagem: Saberes e Receitas de Plantas Alimentícias não Convencionais, de Michelle Jacob, Nilson Cintra e Angela Almeida, na categoria Economia Criativa.
Fayga Ostrower
Nascida em 1920, na Polônia, Fayga Ostrower chegou ao Brasil em 1934, aos 13 anos de idade, com sua família, que fugiu da ameaça nazista na Europa. A pintora, desenhista, ilustradora e teórica da arte, cursou Artes Gráficas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e estudou em Nova York (EUA), bem como foi professora em instituições brasileiras, estadunidenses e inglesas. Em 1999, Fayga recebeu o Jabuti pelo livro A Sensibilidade do Intelecto. Confira outras informações sobre a artista no site do Instituto Fayga Ostrower. O livro A Notável História do Homem-Listrado pode ser comprado na sede da EDUFRN ou na cooperativa da Universidade, localizadas no Centro de Convivência do Campus Central, ou lido on-line.