Turismo de Observação de Aves no Rio Grande do Norte é destaque no AVISTAR

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-Idema RN, em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística-Emprotur, participou da 18ª Edição do Avistar, maior congresso de observação de aves da América Latina, realizado no Jardim Botânico da Cidade de São Paulo, entre os dias 16 a 18 de maio.

Em um estande especialmente montado para o evento foi apresentado o potencial do turismo de observação de aves da unidade de conservação estadual Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, uma proposta de turismo de natureza associado à imersão nos saberes tradicionais das comunidades da reserva. A equipe da Emprotur esteve presente com o projeto Visite Rio Grande do Norte, dando visibilidade as atrações turísticas do estado e fomentando caminhos para atrair um turismo mais amigo da natureza.

Além disso, foram apresentados trabalhos técnicos pelos pesquisadores da Unidade de Gestão da Biodiversidade do Idema-RN e doutores, Ilton Soares e Karla Fernandes.

A participação dos técnicos do Idema apresentou, por meio da elaboração do material exposto no estande e os trabalhos científicos, as potencialidades para o turismo de observação. Os materiais foram realizados em parceria com o projeto Flyways das Aves Limícolas da Save Brasil, que realiza monitoramento de aves limícolas há mais de 10 anos na unidade de conservação.

Segundo o supervisor da Unidade de Biodiversidade, Ilton Soares, a participação do Rio Grande Norte foi considerada positiva. “Tivemos uma boa repercussão de nossa participação no Avistar e a sinalização de trazer projetos de observação de aves de relevância internacional e de grande visibilidade, ainda em 2025, para uma prospecção como destino internacional. Entendemos, que a observação de aves aliada ao Turismo de Base Comunitária precisa ser incluído como geração de renda e pertencimento cultural na rota do turismo potiguar”, destacou.

O estande demostrou, ainda, a divulgação do projeto de extensão da Universidade do Estado do RN (UERN), o Vem Passarinhar RN. Outras atrações apresentadas pelos potiguares, foram a exposição de guias de aves, livros e material de audiovisual sobre o Parque Nacional Furna Feia (ICMBio), localizado nas cidades de Baraúna e Mossoró, apresentada pela secretária de turismo e lazer, Pamela Rafaelly de Melo Reinaldo. Confira a animação do PARNA Furna Feia inspirada no trabalho da cordelista Dona Augustinha.

Mais Preservação e EcoTurismo 

O RN levou para o Avistar 2025, também a primeira divulgação da ISRA Costa Branca Potiguar, Área de Proteção de Tubarões e Raias, localizada na RDSE Ponta do tubarão, e reconhecido pela União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN, um trabalho desenvolvido pela Associação de Tubarões da Costa Norte do RN.

A segunda participação do RN, com apoio da Emprotur, contou com um estande maior, palestras e a participação do receptivo de observação de aves, o Ecoparque Guarairas, localizado na APA Bonfim-Guaraira, que esteve em uma Rodada de Negócios Internacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *