Em sessão presidida pela vereadora Maria Cleide, a Câmara de Caicó realizou na noite desta terça-feira (29), a entrega de 34 Comendas Mãe Quininha.
A solenidade foi bastante prestigiada e contou inclusive, com a participação da senadora Zenaide Maia, que também foi agraciada com a honraria concedida pelo vereador Andinho Duarte.
Um dos momentos marcantes foi a entrega da honraria para Maria de Fátima Macedo Silva, que foi homenageada no mandato do vereador José Rangel em 2020, mas faleceu no dia 21 de janeiro de 2021, vítima da COVID-19. O seu esposo José Francisco da Silva, “Dudé”, recebeu a honraria e carregou consigo um banner com a foto da agraciada.
Ainda na lista das homenageadas, radialista, administradoras, médicas, enfermeiras, agricultoras, dentre outras profissões marcantes.
A vereadora Rosângela Maria, preparou uma homenagem especial para as caicoenses e agraciadas onde enfatizou a dupla jornada vivenciada por muitas e o amor depositado por todas em suas lutas.
“Nunca parem de sonhar, pois a semente que vocês plantam hoje serão colhidas em um novo amanhã”, disse a vereadora.
Para o presidente da Casa Legislativa, Ivanildo do Hospital o momento foi de suma importância e enaltece o valor das mulheres de elemento secundário, para um patamar extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia.
“Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas. Fechamos o mês de março alusivo a mulher com chave de ouro, mas não podemos esquecer que elas devem ser homenageadas todos os dias”, disse.
Comenda Mãe Quininha
Regulamentada pela Lei Municipal nº. 4.247 de 11 de setembro de 2007. A Comenda tem o objetivo de homenagear as mulheres que colaboraram com o crescimento da nossa terra e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 08 de março do corrente. A Lei foi autoria da ex-vereadora Verônica Alcântara.