Trapiá Semente leva 21 grupos teatrais do Seridó, ao Teatro Alberto Maranhão

O Projeto Trapiá Semente realizou o Encontro Cultivar, no último dia 30, no Teatro Alberto Maranhão – TAM de Natal, com os 21 grupos dos municípios que já passaram pelo Projeto desde 2022, até esta 4a edição de 2025. O momento foi de apresentar o universo teatral através do espetáculo premiado 1877, da Trapiá Cia Teatral,  oportunizando esta vivência no principal teatro do Estado. “1877” fala dos desafios e superações vivenciadas pelo povo do sertão, na pior seca do Nordeste. 

Os grupos, reunindo mais de 100 adolescentes, chegaram em Natal ao meio-dia, estiveram em almoço no SESC RN, assistiram espetáculo no TAM, trocaram ideias com os atores e atrizes no Encontro Trapiá – Bate Papo 1877 e após um lanche coletivo, retornaram às suas cidades. 

Muitos adolescentes nunca tinham assistido espetáculo em teatro e o Encontro Cultivar vem proporcionar esta nova experiência, com este objetivo, de criar novas perspectivas e sonhos, na vida destes adolescentes.  Entre os grupos que compareceram, está o Grupo Teatral Flor de Mandacaru, de São João do Sabugi, RN, que integrou o projeto em 2024, e prossegue com o grupo formado, planejando novos espetáculos. A ensaiadora Maciene Lins, destacou a importância deste momento para os adolescentes, e também para ela, como arte educadora e admiradora da arte. 

” Foi uma experiência única para todos nós do Grupo Teatral Flor de Mandacaru. Estar ali no Teatro Alberto Maranhão assistindo espetáculo, era um sonho pra mim e para eles, inclusive, muitos ainda não conheciam Natal. Foi emocionante, eu senti a emoção no olhar de cada um que estava ali e mesmo os mais jovens se emocionaram, principalmente quando a atriz Mônica Belotto faz uma cena tocante como mãe, na história. O Trapiá Semente nos dá um aprendizado grandioso em nossa vida. Tudo que vivenciamos é uma escola, uma experiência única, e eu só tenho a agradecer muito, a Lourival, Mônica, Alexandre, da Associação Cultural Trapiá, Tatiane da Mapa Realizações Culturais, e todos que se desdobram para nos ajudar”

O mês de abril contou com a chegada do Projeto Trapiá Semente nos municípios de São Vicente, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jucurutu e Cerro Corá, com espetáculo Menino Pássaro da Trapiá Cia Teatral, nestas cidades, e início de oficinas com os grupos. 

O Projeto Trapiá Semente é fomentado através de edital “Transformando Energia em Cultura 2024”, com patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, da Fundação José Augusto, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa Câmara Cascudo, e com o apoio das prefeituras municipais onde o projeto é executado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *