Acari inicia dia 07 de abril, as comemorações alusivas a sua Emancipação Política, que permanecem até 11 de abril.
A programação inicia com a chegada do projeto Trapiá Semente, que apresenta o espetáculo Menino Pássaro no Ginásio de Esporte ‘Bilezão’ em dois horários, às 8h e às 14h. Também acontece na mesma data, o Workshop de Iniciação Teatral às 18h, na Escola Municipal Major Hortêncio de Brito.
O projeto, que já iniciou em Equador, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, permanece também em Acari por seis meses, desenvolvendo oficinas sobre interpretação, bonecaria, sonoplastia, cenografia, iluminação, produção cultural e outros elementos para montagem e apresentação de espetáculo.
Adolescentes do município vão criar o tema, o roteiro, e toda a montagem de peça teatral. As oficinas são ministradas pelo arte-educador de Acari, Thiago Toscanno, e equipe Trapiá, como Alexandre Muniz, Custódio Jacinto, Emanuel Bonequeiro, Aglailson França e Tatiane Fernandes da Mapa Realizações.
Trapiá Semente é realização da Trapiá Cia Teatral, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern e Governo do RN, pela Fundação José Augusto, parceria da Mapa Realizações Culturais e apoio das prefeituras municipais e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.