Na noite dessa segunda-feira (24), o ABC recebeu o Remo/PA pela 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O duelo no estádio Frasqueirão foi marcado pelas cenas de selvageria e violência protagonizadas pelas torcidas dos dois clubes.
Já no segundo tempo de jogo, logo após o Remo marcar um gol e reduzir a desvantagem para 2 a 1, um torcedor do time paraense invadiu o gramado e se dirigiu para tentar roubar uma faixa da torcida abecedista. A ação provocou o revide dos alvinegros, que invadiram em maior número.
Os torcedores abecedistas foram até a área destinada para os visitantes e roubaram a faixa dos paraenses. Houve muita correria nas duas torcidas. A Polícia Militar precisou agir para conter os ânimos. Após a confusão, os torcedores do Remo saíram do estádio.
Importante destacar que as torcidas organizadas de ABC e Remo são rivais, já que o grupo remista é aliado à torcida do América, enquanto a abecedista possui relação com a torcida do Paysandu, rival do Remo em Belém do Pará.
A confusão foi relatada em súmula pelo árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn. “Aos 31 minutos do segundo tempo, a partida foi paralisada devido à invasão de um torcedor do Remo, que não foi identificado pela Polícia Militar, que após o gol de sua equipe adentrou o campo de jogo e roubou a faixa da torcida organizada do ABC. Após o fato, houve invasão do campo de jogo pelas duas torcidas, que brigaram entre si gerando um tumulto generalizado. Inclusive, a torcida do ABC também roubou a faixa da equipe do Remo”, escreveu.
O árbitro seguiu no relato. “A Polícia Militar interveio retirando os torcedores de ambas as equipes que participaram do tumulto. Após a paralisação de 12 minutos, a Polícia Militar, representada pelo major Castro, garantiu a segurança da partida e nos informou que era possível reiniciá-la. Desta forma, o jogo foi reiniciado normalmente. O fato foi registrado pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência nº 16220 por invasão de campo. Foi identificado um torcedor do ABC envolvido nos fatos”, completou.
Em nota, o Batalhão de Choque da Polícia Militar informou que mais de 200 agentes participaram da operação de segurança para a partida. Durante o evento, foram realizados três TCOs, sendo um pela invasão de campo, outro por promover briga no estádio e o terceiro por posse de drogas.
Em campo, com a bola rolando, a noite foi melhor para o ABC que venceu por 3 a 1. Os gols foram marcados por Jenison, Lucas Sampaio e Daniel Cruz para o Alvinegro, enquanto Felipinho descontou para os visitantes.
Com os três pontos, o time potiguar chegou aos 12 pontos e subiu para a 10ª colocação. A próxima partida está marcada para o sábado (29), às 17h, contra o Ypiranga/RS, no estádio Colosso da Lagoa.