O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a partir de campanha idealizada pela Secretaria de Comunicação Social (SECOMS), lançou o podcast “Brinque Direito, Divirta-se com Respeito”, com o objetivo de conscientizar e discutir temas e cuidados relacionados ao Carnaval. O programa conta com quatro episódios que serão lançados ao decorrer desta semana, que antecede a folia.
Tendo em vista que alguns foliões sentem a falsa sensação de que “tudo é permitido” durante o Carnaval, a jornalista Andreia Ramos conversa, no primeiro episódio, lançado nesta segunda-feira (5/2), com o juiz auxiliar da Presidência Diego Cabral sobre segurança na internet, a partir da discussão de assuntos atualíssimos como deepfake e inteligência artificial, em que pessoas podem criar ou serem vítimas da produção de imagens manipuladas.
O segundo episódio do podcast especial de Carnaval tem como pauta a discriminação e o preconceito. Para a conversa, a convidada da vez é a juíza Ana Paula Nunes, presidente da Comissão de 1º grau de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Judiciário potiguar.
Seguindo a programação, no terceiro episódio do podcast, o juiz coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher (CE-Mulher/TJRN), Fábio Ataíde, fala sobre assédio e respeito às mulheres no Carnaval.
Finalizando o ciclo de entrevistas, o último episódio do “Brinque Direiro, Divirta-se com Respeito” será uma conversa com a servidora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ/RN), Simone Barbosa. Desta vez, cuidados com crianças e adolescentes durante o Carnaval permeiam a entrevista.
“A gente aproveita o Carnaval, uma das festas populares do Brasil, para discutir e apresentar de forma mais branda temas de extrema importância, associando-os com aspectos jurídicos. Uma das maneiras que encontramos para fazer isso foi utilizar o formato podcast, mídia que, dada a sua natureza, tem grande capacidade de inserção junto ao público, por poder ser consumida em diferentes situações do cotidiano”, conta o diretor de arte da SECOMS John Willian.
Para ouvir o podcast, basta procurar o perfil da Rádio Web Justiça Potiguar no Spotify. Além disso, o programa também pode ser acessado na versão em vídeo no canal do Tribunal no YouTube (www.youtube.com/canaltjrn). Os episódios dois, três e quatro, serão lançados, respectivamente, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, nos últimos dias pré-carnaval.