A gestão de Timbaúba dos Batistas aderiu ao Projeto do MPT na Escola, no combate ao trabalho Infantil. Nesta quinta-feira (21) aconteceu o primeiro encontro de formação com os coordenadores do Projeto no Polo de Caicó.
Timbaúba dos Batistas se fez presente através do vice-diretor, Naldinho Nascimento.
Já foi divulgado o regulamento da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024. Com o slogan “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, o projeto vai premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas públicas que participam do Programa Resgate a Infância, organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN).
Este ano, além do “trabalho infantil”, também serão estudados os temas “profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional” e “segurança e saúde nas escolas e no trabalho”. Clique aqui para acessar o regulamento.
Como parte do Programa Resgate a Infância, o MPT na Escola objetiva levar as temáticas do trabalho infantil, da aprendizagem profissional e da saúde e da segurança nas escolas e no trabalho para a sociedade, por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre esses assuntos. Depois da capacitação dada pelo MPT aos educadores, eles abordam os temas em sala de aula com os alunos, que criam atividades nas categorias conto, poesia, música e desenho.
Para a realização dos trabalhos, é recomendada a utilização dos materiais pedagógicos confeccionados e disponibilizados gratuitamente pelo MPT sobre cada temática. Os alunos podem destacar um ou mais aspectos do tema na sua produção, como as causas, consequências, políticas públicas de prevenção e repressão.
O MPT na Escola busca alertar sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes e promover a participação deles n
as ações de mobilização, conscientização e prevenção.
Para ter acesso à ficha de inscrição, termos, pré-requisitos e quesitos de avaliação dos trabalhos, confira aqui o regulamento e o cronograma. Dúvidas podem ser esclarecidas pela comissão organizadora por meio do e-mail: prt21.mptnaescola@mpt.mp.br. As reuniões de apresentação do projeto ocorrerão por videoconferência, em link a ser enviado a cada secretaria.