Durante a madrugada desta segunda-feira (29), manifestantes ligados ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam o prédio do antigo Diário de Natal, na avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis, zona Leste de Natal. O grupo formado por 60 famílias é o mesmo que estava em um galpão no bairro da Ribeira.
“As famílias que estão nesse prédio são as famílias da ocupação Emmanuel Bezerra, cansadas de descaso, depois de tentativas de várias negociações com prefeitura e governo para que fossem vistas as condições das famílias no galpão, que além de muito quente, tem vários outros problemas estruturais”, afirmou Bianca Soares, coordenadora do movimento.
De acordo com ela, a mudança de local partiu das próprias famílias. “Elas decidiram fazer a própria realocação para que pudessem ficar com mais tranquilidade. Várias crianças adoeceram por causa do local”, acrescentou.
A coordenadora afirmou ainda que o grupo permaneceu três anos no galpão. Segundo ela, as famílias já têm 30 moradias garantidas. No entanto, não há prazo para serem alocadas. “Temos metade da conquista, mas o governo segue sem dar previsão”, completou.
O MLB informou ainda que após a ocupação no prédio, as famílias iniciaram a limpeza do local, que estava vazio há cerca de 12 anos.