Tecnologia: Idema cria Aplicativo Comunic@ e amplia acesso à informação

Mais uma inovação na prestação dos serviços ofertados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema que disponibiliza, nesta quarta-feira (29), o Aplicativo Idema Comunic@, o qual possibilita aos empreendedores do Rio Grande do Norte acompanhar em tempo real o andamento dos processos de licenciamento.

O Idema, por meio do Setor de Tecnologia de Informação, desenvolveu a nova ferramenta com o intuito de ampliar e aperfeiçoar a comunicação oficial entre o público e o Instituto Ambiental. Os empreendedores e interessados podem baixar o App Idema Comunic@ na Play Store, loja de aplicativo do Android, de forma gratuita.

A gestão do Idema, nos últimos três anos, vem desenvolvendo ferramentas tecnológicas para ampliar o contato com empreendedores e a população. “O aplicativo potencializará a prestação de serviço do órgão. A inovação está em consonância ao que a gestão do Idema está realizando para aprimorar o licenciamento ambiental e os demais serviços buscados pela sociedade. Por intermédio do App Idema Comunic@ é possível acompanhar o andamento dos processos de forma ágil e segura, inserir fotos, arquivos em anexos e baixar licenças ambientais,por exemplo”, explicou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

A ferramenta tem por base os princípios da transparência, economicidade e segurança jurídica. Segundo o gerente de projeto de TI, Joaquim Elias, com o Idema Comunic@, o empreendedor poderá ver o status do seu processo, movimentações e documentos. “O processo de criação passou pela fase de testes interno, neste primeiro semestre, e agora está disponível para usuários de aparelhos Android. Nosso objetivo é ampliar o número e tipo de serviços disponíveis no aplicativo. A partir desta versão inicial, vamos criar outros módulos, no segundo semestre, e liberar para a plataforma Apple Store”, afirmou Elias.

O App é uma versão atualizada da plataforma Comunic@ já em uso pelo órgão desde junho de 2020. É por meio da Comunic@ que são enviadas mensagens e documentos para os interessados, contendo, dentre outras solicitações de providências, notificações, autos de infração, declaração de inexigibilidade, disponibilidade de licenças ambientais, autorizações e atendimento às condicionantes da licença.

O coordenador da Central de Atendimento, Geyson Galvão, afirma que, além da ferramenta ser segura, ela otimiza o trâmite do processo. “Uma das principais dificuldades do licenciamento é a comunicação de solicitação de providências e encaminhamentos aos empreendedores. São medidas necessárias no decorrer das análises e a plataforma auxilia bastante. O empreendedor não precisa se preocupar por ser uma plataforma digital, pois trabalhamos com transparência e responsabilidade nas informações”, relatou o coordenador.

No site do Instituto, idema.rn.gov.br, o usuário pode realizar o mesmo processo na aba “Central de Serviços Online”, clicando no menu “SISLIA”. O usuário cadastrado no SISLIA utiliza a mesma senha para o aplicativo, por meio do CPF ou CNPJ.

Denúncia

A população pode usar a nova ferramenta para realizar denúncias, já na primeira tela do App, de uma forma simples e intuitiva, o usuário pode fazer uma queixa sobre lixões, poluição sonora, desmatamento, construções irregulares, aterros, queimadas, invasões de áreas protegidas, empreendimento irregulares, entre outras irregularidades.

Contudo, o Instituto oferece o serviço “Alô Idema”. O contato com a equipe de fiscalização pode ser feito através do (84) 98146-6243 e também do e-mail aloidema@gmail.com.

Investimentos

A gestão do Idema vem ampliando os investimentos na estrutura de equipamentos de Tecnologia da Informação como forma de melhorar as condições de trabalho e modernizar o órgão. Dentre as aquisições ocorridas nos últimos três anos, temos a compra de 23 switches, 220 computadores, 4 servidores, a instalação da Rede Giga e Storage. Além das novas conquistas no campo tecnológico, outros investimentos na área de TI foram realizados para beneficiar o empreendedor, como a modernização do Sistema de Licenciamento Ambiental Eletrônico (SISLIA), a ferramenta Comunic@, o Cerberus, a adoção do Chat de Atendimento Online e o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA).

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