Simpósio no Ceres debate a história da Ditadura Militar

O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), por meio do Departamento de História (DHC), promove o 2° Simpósio Nacional História e Memória da Ditadura Militar: repressão e resistência no Rio Grande do Norte, no Seridó e no Brasil (1964 – 1988). A ação acontece no dia 1° de junho, no Auditório da Instituição. As inscrições podem ser realizadas no Sigeventos.

O simpósio é destinado a qualquer pessoa interessada no assunto, tendo como objetivo dar continuidade e contribuir para a formação de pesquisadores e professores de diferentes disciplinas que sejam capazes de enfrentar os desafios relacionados ao tema.

Além de palestras com estudiosos da área, o evento contará com mesas temáticas que incentivem a interlocução entre graduandos e pós-graduandos.

De acordo com Larissa Jacheta Riberti, professora do DHC, o evento surgiu em 2022 com a proposta de discutir a Ditadura no Rio Grande do Norte e na região do Seridó. Para ela, enquanto professora e pesquisadora, foi perceptível que no interior do estado existe uma demanda significativa para debater a história política, como também de fomentar pesquisas sobre esse período. “Esperamos a formação de um grupo de estudos apto a planejar e executar novas ações no sentido de ampliar a reflexão acerca da Ditadura Militar e de práticas autoritárias no Brasil e na América Latina”, comenta Larissa.

A ação começa às 7h30 com a palestra de abertura Ditadura Militar brasileira e negacionismos históricos, conduzida pelo professor Paulo César Gomes, do Colégio Aplicação, ligado à Universidade Federal Fluminense.  Já a palestra de encerramento ocorre às 19h, com o tema Trabalhadores rurais e Ditadura nos sertões, ministrada pelo docente Pablo Francisco de Andrade Porfírio, da Universidade Federal de Pernambuco.

Àqueles que desejam participar como comunicador no Simpósio Temático, as inscrições são realizadas pelo Sigeventos até o dia 15 de maio. Os trabalhos devem seguir as áreas: História política e Ditadura nos sertões ou Resistência e repressão no Brasil e na América Latina. Podem se inscrever discentes de graduação, pós-graduação, mestrandos, doutorandos, mestres, doutores, pesquisadores e docentes de ensino básico, médio e superior.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *